19/02/2018

Queijo Parmigiano e Grana Padano - Itália



O queijo mais famoso da Itália Parmigiano Reggiano, ou Parmesão no Brasil é o sonho de consumo de muitas pessoas. É um queijo DOP, denominação de Origem Protegida atribuída pela União Europeia a alimentos cujas características de qualidade dependem exclusivamente do território em que são produzidas. A região de Reggio Emilia é o centro de produção do Parmigiano com origem nos mosteiros medievais do século 12.

No curso de Gastronomia Italiana com Italiano que fiz na Scuola Dante Alighieri (AQUI), uma das aulas foi sobre os queijos italianos e a diferenciar o Parmigiano de um Grana Padano, uma outra qualidade muito parecida. 







A primeira diferença visível entre os dois queijos é a Marcação na casca com as letras perfuradas e o carimbo Parmigiano ou Grana Padano. Sem esta marcação na casca é possível comprar um Grana Padano e achar que é um Parmigiano porque são muito parecidos em sua estrutura, porém com algumas diferenças na fabricação. Ambos são controlados rigorosamente por um Consórcio de produtores e regras de produção. Algumas características técnicas na fabricação diferenciam a qualidade dos dois queijos como o uso de leite integral no Grana Padano e parcialmente desnatado no Parmigiano; a proibição de conservantes no Parmigiano, alimentação das vacas, tempo de maturação, etc.




Como gosto é uma coisa que não se discute é preciso você experimentar os dois para avaliar. O Parmigiano tem um valor maior no mercado e ambos podem ser vendidos em pedaços ou ralados. Se na embalagem estiver escrito "Tipo Parmesão" pode apostar que é um Grana Padano. O gosto do Parmigiano é mais acentuado e melhor para comer acompanhado de um vinho. Já o Grana Padano por ter um preço mais em conta é utilizado geralmente ralado ou em receitas de forno.

No post que escrevi sobre a visita a Bellagio no Lago de Como comentei sobre a pasta feita no queijo. Veja neste link AQUI.






Para os apaixonados pela gastronomia italiana, no site do Consórcio Parmigiano você conhece mais sobre o queijo e pode agendar uma visita em um laticínio escolhendo entre as províncias de Bologna, Mantova, Parma, Modena e Reggio Emilia.





Veja Também:

Gruyère - Suíça

Receitas e Sabores da Itália

O Trem do Chocolate - Suíça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante e respondo com muito carinho.
A maneira mais fácil para escrever aqui é selecionando a opção: Comentar como Anônimo. Escreva seu nome no final da mensagem.