08/11/2017

As 10 Igrejas mais bonitas de Roma


Basílica S.Giovanni  Laterano

Difícil escolher apenas 10 igrejas em uma cidade como Roma, mas nos meus passeios eu procurava entrar em todas por onde passava para conhecer, admirar a arquitetura e arte de cada uma. Para selecionar apenas 10 deixei fora da lista as mais turísticas porque são as Quatro Portas Santas de Roma que já comentei neste post AQUI : Basílica de São Pedro no Vaticano, Basílica de Santa Maria Maggiore, Basílica de São Paulo Fuori le Mura e Basílica de S. S. Giovanni Laterano. 

Uma dica que deixo para você programar a visita nas Igrejas e não encontrar as portas fechadas é consultar sempre os horários de funcionamento que são diferentes em cada uma. No mapa abaixo marquei as 10 igrejas da minha seleção para ajudar na programação da visita. Também comento a que Rione pertencem e no marcador ao lado tem mais informações em "Roma-Bairros":  AQUI

Clique para ampliar


1. BASÍLICA SANT´ANDREA DELLA VALLE
Pertence ao Rione de Santo Eustachio e localiza-se na Via Vittorio Emanuele,Piazza Vidoni com uma fonte de Carlo Maderno na frente. A arquitetura barroca com projeto de Carlo Rainaldi coloca ela no top da minha top list. O interior é ricamente decorado com obras de importantes artistas incluindo Michelangelo e o Santuário da Madona dos Milagres. No final do dia quando as luzes estão acesas é possível admirar o brilho da pintura dourada no teto e paredes. Ela fica muito próxima do Campo dei Fiori com inúmeros restaurantes e uma feira que acontece todos os dias pela manhã. Aproveite para visitar quando estiver por perto e depois tome um café no Santo Eustachio que comentei AQUI. Neste link tem informações de outras duas igrejas próximas com obras de Caravaggio e visita gratuita.

Horário de Abertura: Todos os dias das 7h30 às 12h30 e das 16h30 às 19h30
Corso Vittorio Emanuele II 









2.  IGREJA  SANT´ANDREA AL QUIRINALE

Pertence ao Rione Monti ao lado do Palazzo Quirinale,  projeto de Gian Lorenzo Bernini e considerada uma obra prima do barroco com forma oval e iluminação natural por luz oculta no altar.

Horário de Abertura: De terça a sábado das 8h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00. Domingo e feriado das 9h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00. Fechado às segundas-feiras. Missa aos domingos às 10h30.
Via del Quirinale, 30
O melhor acesso é subir as escadas próximas da Fontana de Trevi que levam ao Palazzo Qurinale.

http://santandrea.gesuiti.it/








3.  BASÍLICA SAN CLEMENTE

Pertence ao Rione Monti na Via Labicana 95, próxima do Coliseu. Esta Igreja foi construída no local onde cristãos do século I se encontravam de forma clandestina porque eram perseguidos. A entrada na Igreja é gratuita, mas para visitar os vestígios arqueológicos é necessário a compra do bilhete de 10 euros. 

Horário de Abertura: De segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 15h00 às 17h30. Domingo e feriado das 12h30 às 17h30.  http://www.basilicasanclemente.com/ita/
Via Labicana 95 -  melhor acesso é caminhando pela Coliseu, apenas duas quadras na mesma via.









4.  BASÍLICA DI SANTO STEFANO ROTONDO 

Pertence ao Rione Monti na Santo Stefano Rotondo, próxima do Coliseu. A arquitetura tem uma forma circular constituída por três círculos concêntricos, colunas e uma simplicidade única de extrema beleza.

Horário de Inverno - Do último domingo de outubro ao sábado precedente do último domingo de março. Aberto de segunda ao domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.
Horário Normal : Do último domingo de março ao sábado precedente do último domingo de outubro. Aberto de segunda ao domingo das 10h00 às 13h00 e das 15h30 às 18h30.

Via Santo Stefano Rotondo, 7. Uma caminhada do Coliseu e com uma visão diferente de Roma com os Parques del Cielo e a Villa Celimontana , parte do aqueduto romano, etc. Uma bela parte de Roma.

http://www.santo-stefano-rotondo.it/








5.  IGREJA DE SANTA MARIA IN TRIVIO


Pertence ao Rione Trevi e muito próxima da Fontana de Trevi, na Piazza Crociferi. A fachada não chama muito atenção e pode até passar despercebida pelos milhões de turistas que passam por ali, mas o interior é ricamente decorado com estuque dourado e pinturas de Antonio Gherardi retratando cenas com a Virgem Maria.

Horário de Abertura: das 8h00 às 12h00 e das 16h00 ás 20h00
Via Poli, 54 (à esquerda da Fontana de Trevi)

http://www.santamariaintrivio.it

   
 



6.  BASÍLICA SANT´ANDREA DELLE FRATTE

Pertence ao Rione Colonna, localizada entre a Fontana de Trevi e a Piazza di Spagna. Projeto de Francesco Borromini e no interior os anjos de Lorenzo Bernini.

Horário de Abertura de outubro a junho: das 6h30 às 13h00 e das 16h00 às 19h00
Horário de Abertura de julho a setembro: das 6h30 às 12h30 e das 16h30 às 20h00

http://www.santandreadellefratte.it/







7.  IGREJA SANTA MARIA IN VALLICELLA OU CHIESA NUOVA

Pertence ao Rione Parioni, localizada no Corso Vittorio Emanuele II com afrescos de Pietro da Cortona entre outros grandes artistas.

Horário de Abertura : das 7h30 às 12h00 e das 16h30 às 19h00
http://www.vallicella.org/












8.  BASÍLICA S. MARCO AL CAMPIDOGLIO

Pertence ao Rione Pigna, localizada na Piazza S. Marco ao lado da Piazza Venezia. A fachada foi construída com mármore retirado do Coliseu e Teatro Marcelo, em arquitetura Renascentista de Leon Battista Alberti. O interior barroco com mosaicos dourados em homenagem aos venezianos que moram em Roma e no mesmo estilo da famosa Basílica de S. Marco de Veneza.

Horário de Abertura : De terça à sexta das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 18h00. De sábado e feriado das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 20h00

http://www.sanmarcoevangelista.it/



 


9.  BASÍLICA DI SANTO AMBRÓLIO E CARLO

Pertence ao Rione Campo di Marzo na Via del Corso e milhões de pessoas passam por sua fachada todos os dias, mas a atração das lojas rouba a cena e ela pode até passar despercebida, exceto pelos apreciadores de arte e arquitetura.







10. Difícil escolher só mais uma entre tantas que visitei,mas para finalizar a IGREJA SANTA MARIA IN TRASTEVERE , localizada no Rione e praça do mesmo nome.

Horário de Abertura : todos os dias das 7h30 ás 21h00






Lógico que existem muitas igrejas que poderia listar por aqui e foi difícil escolher, mas estas são as minhas 10 preferidas. Você tem alguma preferida?


Veja Também:

Museu Vaticano e Capela Sistina

Il Mercato Centrale di Roma, um novo espaço da gastronomia italiana na Estação Termini

Restaurante Aroma em Roma com Vista para o Coliseu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante e respondo com muito carinho.
A maneira mais fácil para escrever aqui é selecionando a opção: Comentar como Anônimo. Escreva seu nome no final da mensagem.