03/05/2017

Galleria Colonna em Roma




Um lugar imperdível  para quem aprecia arte e arquitetura, a Galleria Colonna é uma joia do barroco no centro de Roma com visitas apenas aos sábados pela manhã das 9 às 13 e ingresso a 12 euros. Entrada pela Via della Pilota,17.

Foi encomendada na metade de 1600 pelo Cardinale Girolamo I Colonna e seu sobrinho Lorenzo Onofrio Colonna e inaugurada pelo filho deste último, Filippo II, no ano de 1700. O projeto original é do arquiteto Antonio del Grande, mas depois terminado por Gian Lorenzo Bernini, Paolo Schor e Carlo Fontana.

A ideia de sua construção era celebrar a vitória dos cristãos sobre os turcos na Batalha de Lepanto, em 1571. O comandante da frota desta batalha, Marcantonio II Colonna é representado em vários momentos em toda a Sala Grande da Galleria e na Sala da Colonna Bellica. O nome desta sala evoca a grande coluna (colonna) de mármore rosa sobre um pedestal no centro da sala, e que representa o brasão da família. As obras de arte desta primeira sala são apenas um aperitivo pelo que vem adiante.


 


Descendo as escadas para a Sala Grande, uma bola de canhão está no mesmo local onde em 1849, entrou pela janela durante o período da República Romana. Foi disparada do Gianicolo pelo exército francês por ordem do General Oudinot.





A Sala Grande fez parte do filme Vacanze Romane ou com o título no Brasil de A Princesa e o Plebeu com Gregory Peck e Audrey Hepburn. Mas o mais impressionante são as pinturas de artistas como Tintoretto, Caravaggio, entre outros. Na área externa os jardins com terraço e a coluna no centro, símbolo e brasão da família.












Uma dica para chegar é caminhar desde a Fontana de Trevi na Via de S. Vincenzo, ao lado da Igreja e seguir em frente até a Via della Pilotta ou desde a Piazza Venezia. A estação de metro mais próxima é o Colosseo.




Veja Também:


Visitando o Museu do Louvre em Paris

A Barcelona de Gaudi

Museu Van Gogh e Rijksmuseum em Amsterdam - Holanda