07/05/2017

Rione IV Campo Marzio em Roma - Itália





O Rione Campo di Marzo em Roma é uma das áreas que mais frequento porque tenho aulas durante a semana na Universidade que fica próxima, e aos sábados no Palazzo Borghese que faz parte deste Rione. É também a parte de Roma com mais tumulto de turistas circulando pelas ruas no entorno da Piazza di Spagna e lojas de luxo que comentei neste post AQUI. Desde a Idade Média é um bairro populoso e o que recebeu mais intervenções urbanas. Nos meses de verão com o calor insuportável de Roma, passava sempre depois da aula pela Piazza di Spagna para sentar próximo da fonte barroca  Barcaccia  de Gian Lorenzo Bernini e seu pai Pietro Bernini





Fonte Barcaccia


A Piazza di Spagna é uma das mais bonitas de Roma e está sempre lotada de turistas. Leva este nome devido abrigar a Embaixada Bourbon da Espanha, e a escadaria projetada por Alessandro Espelhos e Francesco De Sanctis, que conecta  a Igreja Trinitá dei Monti com seus terraços cheios de flores no verão e primavera. A Igreja foi construída inicialmente em estilo gótico e fachadas projetadas por Giacomo della Porta e Carlo Maderno, em estilo Renascentista italiano. No interior da Igreja a pintura de Danielle da Volterra “Descida da Cruz”, de 1545 e que retrata a retirada do corpo de Jesus da cruz por José de Arimatéia e Nicodemos. O artista era discípulo de Michelangelo e o encarregado de cobrir a nudez das figuras retratadas na Capela Sistina pelo mestre, consideradas escandalosas pela Igreja Católica. Na frente da Igreja fica o Obelisco Egípcio de Salustiano, uma cópia em menor escala do Obelisco de Ramsés da Piazza Popolo feita para decorar os Jardins de Salustiano.


Trinitá dei Monti


Embaixada da Espanha

Trinitá dei Monti

Obelisco Salusiano

Pintura de Danielle da Volterra “Descida da Cruz”

Trinitá dei Monti

Ao lado do Obelisco na Via Gregoriana, fica o Palazzo Zuccari do pintor renascentista Federico Zuccari, que ficou conhecido após os trabalhos na cúpula do Duomo de Firenze. O brasão na fachada é de 1702 quando serviu de residência para a Rainha  Maria Cristina Casimira da Polônia, e hoje é sede da Biblioteca alemã Hertziana. A forma bizarra da porta e janelas é o que mais chama a atenção, em forma de bocas de monstros, inspiradas no Jardim de Bomarzo.


Palazzo Zuccari
Palazzo Zuccari


Do outro lado do Obelisco, a Villa Médici que hoje abriga a Academia Francesa de Roma, pertenceu entre outros proprietários à família Médici, que iniciou ali a mais rica coleção de arte transferida em parte para formar a Galleria Degli Uffizi em Firenze. As informações para visitas guiadas neste link:


Fonte na Fachada da Villa Medici
Villa Medici

A Coluna da Imaculada Conceição ou Colonna della Immacolata, na Piazza Maginanelli ao lado da Piazza Spagna, tem no alto a escultura da Virgem de Giuseppe Obici e na base as figuras bíblicas de Moisés, Ezequiel, Isaías e David.

Colonna della Imaculada

Isaías

Ezequiel
Moisés
David

Colonna della Imaculada


O comércio é intenso neste Rione com diversas lojas como as grifes luxuosas  na Via dei Condoti, entorno e o famoso Café Grecco de 1760, frequentado por pessoas ilustres da nossa história. Comentei neste post AQUI sobre os melhores lugares para um café em Roma e o Caffé Grecco. 







A Piazza Popolo fica apenas a duas quadras da minha Universidade e passo por ali com muita frequência. É um grande espaço aberto com um obelisco no centro e fontes de Giuseppe Valadier, que mudou a forma original quadrada da praça para a atual circular. Anteriormente havia uma fonte menor que hoje fica na Piazza Nicosia, próxima ao rio Tibre no mesmo Rione Campo di Marzo. A Porta del Popolo era a antiga Porta Flaminia que pertencia à Mura Aureliana. Ao lado fica a Basilica Santa Maria del Popolo, construída no lugar da tumba de Nero e no seu interior obras de arte de grande valor como a arquitetura renascentista de Bramante, a restauração barroca de Gian Lorenzo Bernini, a Capela Chigi de Raphael e Bernini, Capela da Natividade de Domenico Della Rovere e as duas pinturas de Caravaggio: "Conversão de São Paulo" e " Crucificação de São Pedro" que comentei neste post AQUI



Porta del Popolo

Piazza del Popolo

Basílica Nossa Senhora del Popolo

Basílica Nossa Senhora del Popolo - Caravaggio

Obelisco Piazza del Popolo

Antiga Fonte da Piazza Popolo na Piazza Nicosia 




Nas laterais da Piazza del Popolo ficam outras fontes : Netuno  do lado direito da Porta del Popolo e Fontana della Dea di Roma, do lado esquerdo com acesso ao Pincio e uma vista espetacular de Roma. Recomendo visitar no final da tarde para ver o pôr do sol com a luz incrível desta cidade. 

Na Roma Antiga o Pincio era habitado por nobres com palácios e jardins, conhecido como Colina dos Jardins ou Colis Hortulorum e ganhou o nome atual de uma das famílias que ocuparam a área. Valadier, o arquiteto que renovou a Piazza Popolo também construiu uma casa como sua residência ao lado da Villa Médici, mas faleceu antes e o lugar transformou-se atualmente no Restaurante Casina Valadier, com uma bela vista da cidade. 
Conhecidos como os "Bustos de Pincio", 224 esculturas de celebridades estão espalhadas pelas alamedas do parque, e entre elas: Dante Alighieri, Gian Lorenzo Bernini, Giotto, Cola di Rienzo, Leonardo da Vinci, Michelangelo, entre outros.

Fontana della Dea di Roma e Terrazza del Pincio



Restaurante Casina Valadier

http://casinavaladier.com/
Bustos de Pincio
Fonte della Vasca


No lado oposto da Porta del Popolo as duas Igrejas gêmeas "Santa Maria dei Miracoli" e "Santa Maria in Montesanto" na extremidade das três vias retas que partem a partir da Piazza del Popolo e formam o desenho de um tridente. A Via del Corso , antiga Via Lata e principal artéria comercial do Centro histórico com muitos palácios; a Via di Ripetta  com a Accademia di Belle Arti di Roma, Museu Ara Pacis e bons restaurantes; e a Via del Babuino com lojas de grife famosas.

Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria di Montesanto

Museu Ara Pacis

Museu Ara Pacis
Altar da Paz do Imperador Augusto no Museu Ara Pacis

A Via del Babuino teve este nome como referência a uma estátua ligada às divindades clássicas da água e muito criticada pelo povo pelo aspecto feio. A fonte del Balbuino fica ao lado do Café e Museu  Canova que comentei neste post AQUI, e também da Igreja Sant´Atanasio de Giacomo Della Porta. Na Via Antonio Canova, travessa da Via del Corso ficava um antigo estúdio do artista, atualmente um busto e fragmentos de arte decoram a fachada. 


Fontana del Babuino


Café Canova

Café Canova
Na Via Antonio Canova da Via del Corso  é possível admirar fragmento da obra do artista na fachada do edifício onde era seu estúdio.









Paralela a Via del Babuino, uma rua desconhecida de muitos turistas, mas cheia de charme e tranquila bem no centro do tumulto de turistas, Via Marguta que teve moradores ilustres como Federico Fellini, Pablo Picasso, entre outros.








Fonte das Artes

O principal monumento Romano é o Mausóleu de Augusto, na Piazzale Augusto com Via di Ripetta. Em formato circular é o sepulcro do próprio Imperador, sua esposa Livia , a irmã Octavia e outros membros da família. Ao lado fica o moderno Museu Ara Pacis com projeto do arquiteto Richard Meier. No interior um altar dedicado ao Imperador Romano Augusto e a Deusa da Paz , símbolo de um período de paz e prosperidade conhecido como Pax Romana. Informações para visitar o Museu neste link:http://www.arapacis.it/
Veja também nestes links um achado de gastronomia no centro de roma ao lado do Mausóleu de Augusto e o Restaurante Bucca della Ripeta:

http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2014/05/um-achado-de-gastronomia-no-centro-de.html

http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2015/12/trattoria-la-buca-di-ripetta-em-roma.html

Mausoléu de Augusto


Duas Igrejas, uma ao lado da outra foram salvas da reurbanização desta área para a construção do Museu Ara Pacis, a Chiesa di San Rocco all´Augusteo e a Chiesa di San Girolano Dei Croati a Ripetta. Nesta área havia o Porto di Ripetta, no lugar onde fica a Fontana del Porto di Ripetta, e era o segundo porto fluvial em importância para Roma. O Porto tinha um terraço em formato semi circular com duas colunas nas pontas e a fonte no meio. Foram construídas com parte do travertino que caiu do Coliseu após um terremoto, em 1703. As colunas ainda preservadas serviam para marcar o nível de inundação frequente do Rio Tibre.


Chiesa di San Rocco all´Augusteo



Coluna para marcar a inundação do rio Tibre
Fontana della Boticella
Porto di Ripetta
   
Porto di Ripetta


Porto di Ripetta


E a poucos metros do Ara Pacis fica o Palazzo Borghese, onde tenho aulas aos sábados. Pertenceu ao Cardeal Camillo Borghese que se tornou o Papa Paulo V. O edifício abrigava a coleção de arte da família Borghese, atualmente  na Galeria Borghese. Na Praça um mercado permanente de gravuras de arte e no entorno muitas lojas de arte, antiguidades e decoração.

Palazzo Borghese

Palazzo Borghese

Piazza Borghese


Piazza Borghese




A Via del corso é a principal do centro histórico com muitas lojas e sempre movimentada de turistas e pessoas circulando . Duas Igrejas entre outras me chamam a atenção pela riqueza de trabalhos no interior: Basílica dei Santi Ambrogio e Carlo al Corso e a Chiesa de San Giacomo in Augusta.




Basílica dei Santi Ambrogio e Carlo al Corso

Basílica dei Santi Ambrogio e Carlo al Corso


Chiesa di San Giacomo in Augusta

E para repor as energias depois de andar por este Rione de Roma, nada melhor do que comer um tiramissú na doceria Pompi na Via della Croce, considerado um os melhores da cidade. Eles oferecem além do sabor tradicional, as opções de frutas vermelhas, pistache, etc. A Via della Croce fica em uma travessa da Via del Corso e próxima da Piazza di Spagna. Esta rua também tem diversas opções de restaurantes, pizzas, café para uma parada durante o dia.







Em resumo, andar pelo Rione Campo Marzo é esbarrar a todo momento em algo interessante. Eu sempre me surpreendo com alguma coisa nova que encontro e penso: "mas isto estava aqui e eu não vi antes?"  E a resposta é "Sim" porque é muita arquitetura para absorver de uma só vez, muita história envolvida em cada lugar e muito gratificante passar por espaços e obras  projetadas pelos grandes nomes da arte e arquitetura. 



Veja Também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário