29/05/2016

Visitando as Obras de Caravaggio em Roma - Itália


Caravaggio - pintura de Ottavio Leoni

Mapa das Igrejas no Centro Histórico de Roma com Obras de Caravaggio


No post anterior comentei sobre uma exposição multimídia que acontece em Roma da obra de Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio , mas é possível visitar as obras ao vivo e a cores na cidade eterna. Mesmo antes de estar estudando na cidade e ter mais tempo para visitar os museus e mostras, eu já havia feito este percurso pelas obras de Caravaggio porque sempre admirei a forma como ele utilizou a iluminação em seus quadros. O nome dado a este tipo de pintura que reforça o claro e escuro é Tenebrismo e nasceu no Barroco, com intenso contraste de luz e sombra aumentando a sensação de realismo da pintura e tornando mais evidente as expressões faciais, a musculatura corporal e o movimento da figura em primeiro plano. Outros artistas de várias nacionalidades  também utilizaram esta técnica, mas o italiano Caravaggio é uma referência e suas pinturas estão espalhadas em vários museus pelo mundo. Mas em Roma você pode visitar suas obras em Museus e gratuitamente em algumas igrejas. 

A Conversão de São Paulo no caminho de Damasco - Caravaggio
 Igreja Santa Maria del Popolo
Crucificação de São Pedro - Caravaggio
 Igreja Santa Maria del Popolo


As obras "A conversão de São Paulo no caminho de Damasco" e a "Crucificação de São Pedro" ficam no interior da Igreja Santa Maria del Popolo. Uma segunda versão "Conversão de São Paulo" foi pintada pelo artista e encontra-se na coleção privada da família Odescalchi Balbi e exposta raramente ao público em Roma. Além das obras de Caravaggio, uma série de outras obras importantes fazem desta singular igreja um verdadeiro museu com trabalhos de Bernini, Bramante, Andrea Sovino, Rafael entre outros.

 Conversão de São Paulo - CaravaggioColeção Particular da família Odescalchi Balbi
No interior da Igreja San Luigi dei Francese, perto da Piazza Navona encontramos as pinturas "O Chamado de Mateus", "O Martírio de São Mateus" e "A inspiração de São Mateus". A Igreja foi projetada por Giacomo della Porta e construída com doações de Catarina di Medici. Na fachada esculturas de personagens franceses como Joana D´arc, Carlos Magno, São Denis e o primeiro rei franco Clóvis I.


 A Inspiração de São Mateus - Caravaggio
 Igreja San Luigi dei Francese

O Chamado de Mateus - Caravaggio
Igreja San Luigi dei Francese

O Martírio de São Mateus - Caravaggio
Igreja San Luigi dei Francese


Na Igreja Santo Agostinho (Basílica dei Santi Trifone e Agostino) a obra "Madona di Loreto" ou "Madona dei Pellegrini", uma encomenda de ErmeteCavaletti para decorar a capela da família. A Igreja fica próxima da Piazza Navona com fachada inspirada na Igreja Santa Maria Novella de Firenze , projetada por Leon Battista Alberti e com travertino da sua construção proveniente do Coliseu.


Madona di Loreto - Caravaggio
Igreja Santo Agostinho

Acima as obras que você pode visitar gratuitamente nas Igrejas em Roma e outras estão expostas em Museus e Galerias. No Museu Vaticano a obra "Sepultamento de Cristo", também chamada de "A deposição de Cristo" é uma das mais admiradas e serviu de inspiração para diversos artistas. 


Sepultamento de Cristo - Caravaggio
Museu Vaticano


San Giovanni Batista era um personagem que Caravaggio usou em pelo menos oito pinturas. Em Roma uma encontra-se no Museu Capitolineo, outra idêntica na Galleria Doria Pamphil, e uma outra pintura de mesmo tema no Palazzo Corsini. Outras estão em coleções particulares e Museus de Londres, Toledo, Berlim, etc. 


S.Giovani Batista - Caravaggio
Museu Capitolineo e Galleria Doria Pamphil
S.Giovani Batista - Caravaggio
Palazzo Corsini
Na Galeria Doria Pamphilj,  que fica perto da Via del Corso as obras "La Maddalena Penitente", "Riposo durante la fuga in Egitto" E no Museu Capitolineo a obra "A Adivinha" com outra idêntica no Louvre de Paris.

La Maddalena Penitente - Caravaggio
 Galleria Doria Pamphil

Riposo durante la fuga in Egitto - Caravaggio
Galleria Doria Pamphil
A Adivinha - Caravaggio
Museu Capitolineo


No Palazzo Barberini- Galeria Nacional de Arte Antiga de Roma, encontramos as pinturas "Giudita e Olofrene" , "Narciso" e "São Francisco meditando".

Giudita e Olfrene - Caravaggio
Palazzo Barberini

Narciso - Caravaggio
Palazzo Barberini

São Francisco meditando - Caravaggio
Palazzo Barberini

Na Galeria Borghese uma série de grandes obras do artistas com "Giovani con cesto di frutta", "Bacco Malato", "Madonna dei Palafrenieri", "S.Girolamo, "S.Giovani Batista"  e "David con testa di Golia".

Baco Malato - Caravaggio
Galeria Borghese


Giovani com cesto di frutta - Caravaggio
Galeria Borghese

David con testa di Golia - Caravaggio
Galeria Borghese

Madonna dei Palafrenieri  - Caravaggio
Galeria Borghese

San Giovani Batista - Caravaggio
Galeria Borghese

San Girolamo- Caravaggio
Galeria Borghese


Para quem continua viagem pela Itália pode incluir a visita de outras obras como a " Ressureição de Lázaro" e "Adoração dos Pastores" no Museu da cidade de Messina na Sicília, "O Sacríficio de Isaac" e "Baco" na Galeria Uffizi de Florença, "Sete Obras de Misericórdia" em Nápoles e "Ecce Uomo"em Gênova, entre outras. 


A Ressurreição de Lázaro - Caravaggio
Messina na Sicília


Adoração dos Pastores - Caravaggio
Messina na Sicília

Sacrifício de Isaac Caravaggio
Galeria degli Ufizzi - Florença

Baco -  Caravaggio
Galeria degli Ufizzi - Florença

Sete Obras de Misericórdia -  Caravaggio
Nápoles

Ecce Uomo -  Caravaggio
Gênova



Veja Também: