19/03/2016

Berchtesgaden - Alemanha







A cidade de Berchtesgaden na Baviera Alemã e vizinha da Áustria é uma das mais bonitas que visitei com Alpes, Lagos, Parques e rica de história. Paramos para almoçar no Restaurante Goldener Bar e as atendentes estavam vestidas com roupas típicas, além da comida deliciosa e a cerveja alemã que é imbatível. Gosto de provar as especialidades de cada local, apesar de não ser expert no assunto e não ter o hábito de beber cerveja, mas a Wieninger Bier está no Top 10. O mais gostoso de visitar cidades pequenas em cada país é estar em contato com o folclore local que não é visto nos grandes centros, e almoçar naquele restaurante foi uma experiência muito agradável porque a arquitetura, comida, música, enfim tudo estava em harmonia com o entorno e a história local. São momentos que construímos em nossas  vidas quando viajamos que se tornam únicos e especiais para sempre em nossas lembranças.









A região é famosa pelos ricos depósitos de sal e foi destino preferido de Hitler para descansar, além de posto avançado do Reich. Em 1978, foi criado o Parque Nacional de Berchtesgaden para preservar a paisagem e ajudou a transformar o local em ponto de turismo com reconhecimento da UNESCO em Reserva da Biosfera. Distante apenas 30 km de Salzburgo e 150 km de Munique é um ótimo passeio para conhecer em um dia.

   














17/03/2016

As Minas de Sal de Berchtesgaden-Alemanha








A cidade de Berchtesgaden fica em um vale rodeada de Alpes e na base da segunda maior montanha da Alemanha, a Watzmann. Uma lenda conta que Deus transformou uma perversa família real nesta rocha. É também local da maior e mais moderna Mina de Sal do Mundo, Salzheilstollen que pode ser visitada em um passeio interativo. Primeiro você recebe uma roupa adequada e depois um trenzinho leva os visitantes para o interior da mina, descendo por túneis com efeitos de luz e som. Um escorregador de madeira divertido é usado para descer de um nível para outro, um Laboratório de Sal interativo informa tudo sobre o assunto e  a visita finaliza com um passeio de barco no Lago de Sal a 150 metros abaixo da superfície e efeitos de iluminação.







A coincidência foi assistir no avião de volta da nossa viagem o filme "Monuments Man" ou " Caçadores de Obras Primas", título no Brasil. É a história verdadeira sobre a recuperação de obras de arte roubadas por Hitler e escondidas em minas  pela Alemanha. A Região da Áustria de Altaussee possui um extenso complexo de Minas de Sal e foi incorporada à Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Foi também o local onde estava escondida entre tantas outras obras de arte, a escultura Madona de Michelangelo roubada da Catedral de Brujes pelos soldados alemães, em 1944. A Madonna de Bruges como é conhecida, representa a Virgem com o Menino Jesus e é muito parecida com a Pietá que está no Vaticano, além de ser a única obra de Michelangelo a deixar a Itália durante a sua vida.







14/03/2016

O Ninho da Águia de Hitler na Alemanha - Kehlsteinhaus

   




Um passeio de dia inteiro que fizemos com base em Salzburgo foi conhecer o Retiro de Hitler na vizinha Alemanha, conhecido como Ninho da Águia. Já comentei que apesar de viajar muito de avião tenho medo de altura, e não me dei conta quando reservamos que o nome estava associado a um lugar bemmmmmm alto. Foi uma experiência emocionante porque a única maneira de chegar ao topo é com um ônibus de freios especiais por uma estrada íngreme e cheia de curvas com espaço para apenas um de cada vez. Ao chegar na parada superior é preciso pegar um túnel na rocha e um elevador grande todo dourado que sobe até o ponto mais alto de 1834 m no cume da montanha Kehlstein. 

Esperando o embarque nos ônibus especiais

Plataforma de chegada do ônibus quase no topo

Entrada do Túnel na Rocha para acesso ao elevador

Dentro do Elevador dourado


A vista do alto compensou tudo e venci  o medo da altura para mais uma aventura. A casa no topo foi construída pelo Partido Nazista em comemoração aos 50 anos de Hitler para Recepções, encontros diplomáticos e refúgio. Atualmente funciona um restaurante com uma das mais bonitas vistas dos Alpes e a região da Baviera Berchtesgarden, no Sul da Alemanha. Em 1945, no final da Segunda Guerra, foi bombardeado pelos britânicos e os nazistas abandonaram o local deixando para trás grandes safras de vinhos roubados dos franceses e obras de arte dos judeus.










Veja Também :