07/01/2016

Bolzano e as Dolomitas na Itália

 


Ao norte da Itália e divisa com a Áustria, a cidade de Bolzano tem um charme especial com mistura de Itália e Alpes tiroleses. Conhecida também como Bozen na língua alemã porque até a Primeira Guerra Mundial fazia parte do Império Austro-Húngaro. E após a Segunda Guerra Mundial, uma série de atentados terroristas do Comité pela liberação do Tirol do Sul ocorreu para a reunificação à Áustria, mas Bolzano é uma cidade italiana onde também se fala alemão com as placas de sinalização nos dois idiomas. 



A melhor maneira de chegar à cidade é com trem de Verona (1h30 de viagem) ou carro distante 154 km de Verona, 287 km de Milão e 268 de Veneza. Ao aproximar-se de Bolzano a paisagem começa a mudar para grandes montanhas Dolomitas , Patrimônio da UNESCO.







Nós chegamos de trem e caminhamos apenas uma quadra até a Piazza Walther Von Der Vogelweide ,com a estátua do poeta que deu nome à praça e a Catedral do século 13 em estilo românico e gótico. Pegamos um mapa da cidade na estação e percorremos os principais pontos do centro histórico.









Percorrer a pé as ruas do centro de Bolzano é sentir-se um pouco na Áustria com a arquitetura das casas, e as barracas do mercado na Piazza delle Erbe é parada obrigatória. O mercado acontece de segunda à sexta das 7h00 às 19h00 e aos sábados das 7h00 às 13h00. E nada melhor depois de ver tantos produtos deliciosos almoçar em um dos muitos restaurantes no entorno. Nós escolhemos o Pizzeria bem no meio da muvuca com mesas na rua e a comida estava deliciosa, além do bom atendimento com preço justo, mas existem vários para escolher.









04/01/2016

O Tempo em Camerino - Itália



http://www.scuoladantealighieri.org/


Com os terremotos ocorridos em 2016 na Itália, a cidade de Camerino ficou bastante danificada e está em trabalhos de recuperação. A Escola Dante Alighieri está com a mesma estrutura e carinho de sempre na cidade de Recanati, muito parecida com Camerico e seu borgo medieval, apenas 10 km das praias de Porto Recanati no Mar Adriático.
Veja mais informações neste post:




Recebo muitos e-mails de futuros alunos da Escola Dante Alighieri perguntando sobre o tempo na cidade de Camerino e tentarei neste post dar um panorama do ano inteiro, mas ressaltando que ultimamente todas as previsões não são 100% garantidas e as mudanças climáticas a cada ano são diferentes. Consulte sempre uma semana antes da sua viagem os sites sobre previsão de tempo.

As fotos neste post são de Carlo Paccamiccio  e observem  as diferentes situações do tempo em Camerino e cidades que a escola realiza passeios.Peguei as fotos das mesmas cidades durante o ano para vocês perceberam como as roupas passam de casacos, gorros e luvas no inverno para blusas mais leve no verão. E vejam também que o sol aparece no inverno, mas com vento gelado.

No site da escola  você pode conferir todas as informações do curso de italiano e a programação dos passeios e alojamento incluso no valor da inscrição.

                               http://www.scuoladantealighieri.org/


JANEIRO
Temperatura média entre 1 a 7 graus - Inverno

 Loreto

 Norcia 

Pisa

 San Marino

Veneza

FEVEREIRO
Temperatura média entre 2 a 10 graus- Inverno

Parque Sibillini com neve

Pisa

San Marino com neve

MARÇO
Temperatura média entre 4 a 13 graus -Primavera


Pisa

Veneza

ABRIL
Temperatura média entre 6 a 18 graus -Primavera


Parque Sibillini

Pisa

San Marino


MAIO
Temperatura média entre 12 a 24 graus - Primavera

Parque Sibillini

Pisa

San Marino

Veneza
  
JUNHO
Temperatura média entre 18 a 28 graus - Verão

San Marino

Camerino

JULHO
Temperatura média entre 19 a 35 graus - Verão

Capri

Parque Sibillini florido na Primavera

Pisa

San Marino

AGOSTO
Temperatura média entre 18 a 30 graus - Verão

Parque Sibillini

Pisa

San Marino

SETEMBRO
Temperatura média entre 15 a 28 graus - Outono

Camerino

Veneza



OUTUBRO
Temperatura média entre 10 a 19 graus - Outono
Mês de chuvas

San Marino com chuva

Veneza

Camerino

NOVEMBRO
Temperatura média entre 7 a 17 graus - Outono

Assis

Parque Sibillini

San Marino

Camerino

DEZEMBRO
A escola fecha no mês de dezembro para férias.

Calendário de Eventos:
Janeiro - Festa do Torrone em Camerino
Fevereiro - Estação Teatral em Camerino
Março- Carnaval de Veneza
Abril - Cortejo Histórico de San Marino
Maio - Festa Medieval de Camerino
Junho - Notti Bianche Universitária em Camerino
Julho - Ópera Lírica em Macerata
Agosto - Palio de Siena
Setembro - Regata Histórica de Veneza
Outubro - Festa do Vinho
Novembro - Ópera Lírica em Jesi

Veja Também: