14/12/2016

Ciambella






Ciambella é um bolo muito apreciado na Itália e com diversas variações na receita e na apresentação, conforme a região. Também podem mudar de nome conforme o tamanho e usam  Ciambella para bolinhos menores e Ciambellone para os bolos maiores. Ele é consumido no café da manhã dos italianos que é a base de pães doces, acompanhados de marmelada ou nutella ou em qualquer ocasião. O formato circular parece um donut com um furo no meio e a massa de algumas receitas lembram o sonho de padaria brasileiro.


O nome pode diferenciar conforme a receita  que é passada de geração em geração, assumindo uma característica pessoal em cada região. Por exemplo, algumas receitas levam vinho e podem se chamar Ciambella ao Vinho, ao Aniz, ao Iogurte, Mascarpone, etc. Em Roma, uma amiga me deu um pedaço de ciambellone que tinha feito para o aniversário da filha e me passou a receita abaixo que leva iogurte na massa. A apresentação também pode mudar como as ciambellas de bolonha que são cobertas de chocolate e avelãs picadas, ou podem ter recheio de creme, etc.

De Norte ao Sul da Itália você encontra a Ciambella ou Ciambellone que é apreciado de diversas maneiras.




Receita: 

3 ovos
1 iogurte natural e depois usar o copinho como medida para os outros ingredientes.
2 1/2 copinhos de açúcar
4 copinhos de farinha de trigo
1 copinho de óleo
1/2 copinho de leite
essência de baunilha
1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó


Bater os ovos com o açúcar e depois acrescentar os outros ingredientes. Colocar a massa em uma forma redonda com um furo no meio untada e levar ao forno 180º.

A foto abaixo é a receita pronta que fiz, mas como não tinha a forma com furo ficou parecendo um bolo comum, porém muito fofinho e macio. Por cima reguei com leite condensado e polvilhei coco ralado na minha versão brasileira do Ciambellone. 





Veja Também:

O melhor panetone italiano na Itália

Produtos Típicos do Lago Maggiore - Itália

Panforte de Siena

Nenhum comentário:

Postar um comentário