27/11/2016

Molho Amatriciana - Um Clássico Italiano





Este ano a Itália passou por grandes terremotos que destruíram cidades inteiras e patrimônios artísticos valiosos, além do nosso coração metade italiano também ficar afetado. Acompanhei de perto por duas razões, uma por estar em Roma e sentir alguma consequência e segundo, tenho amigos que ficaram sem suas casas nas cidades de Camerino, Macerata e Ascoli Piceno. E a tristeza de ver algumas construções em cidades que visitei recentemente com amigos virem abaixo como Norcia e Casteluccio de Norcia que já escrevi no blog AQUI e AQUI

Dentre todas a mais destruída foi Amatrice, cidade famosa por dar origem ao clássico Molho italiano "Amatriciana" ou "Matriciana", as duas formas são corretas. Amatrice significa "amada". A Cruz Vermelha começou uma campanha para todos os restaurantes doarem dois euros para cada prato de Amatriciana que servirem e ajudarem as vítimas do terremoto em Amatrice.





No início do ano participei do Curso de italiano com gastronomia da SCUOLA DANTE ALIGHIERI em Camerino. Uma das aulas foi de molhos e aprendi a fazer o famoso Amatriciana que passo a receita para vocês. Para contato com a escola o link é este: http://www.scuoladantealighieri.org/ . No ano de 2017, após os terremotos que deixaram Camerino na área vermelha, a escola estará operando em Recanati que fica a 10 km do mar Adriático.





Molho Amatriciana - Receita

A Pasta original para acompanhar o molho é o Spaghetti, mas pode ser usado outros tipos como Bucattini, Rigatoni, Linguini, etc.

Ingredientes
1 Peperoncino fresco  (no Brasil pode ser a pimenta dedo de moça sem sementes ou peperoncino seco ou pimenta calabresa)
100 gramas de Guanciale (bochecha de porco defumada e no Brasil pode ser substituído por bacon)
50 gramas de vinho branco seco
300 gramas de tomates
1 cebola picada
3 dentes de alho
100 gramas de queijo pecorino ralado (no Brasil pode usar o parmesão)


Modo de fazer
Pique bem fino o Guanciale (ou bacon) e refogue em uma panela com um fio de azeite até dourar. Coloque o vinho branco para deglaçar e evaporar. Reserve o bacon deixando a gordura na panela para refogar a cebola e o alho. Acrescente o peperoncino (ou pimenta)
Em outra panela cozinhe 350 gramas de tomates em água. Retire a pele dos tomates e amasse formando um purê. Junte ao refogado acima e tempere com sal.

Cozinhe a pasta e misture o molho polvilhando queijo pecorino por cima.


Veja Também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário