21/11/2016

As Quatro Portas Santas de Roma no Jubileu de 2016




Neste post AQUI comentei sobre o Ano do Jubileu em Roma e neste AQUI sobre os caminhos do Jubileu, que foi encerrado no dia 20 de novembro com a missa de conclusão do Ano Santo. Na semana anterior ocorreu o fechamento das Portas Santas e dia 20 a do Vaticano em uma cerimônia com a construção de uma lápide para uma caixa de zinco com as notificações do fechamento da Porta, a chave e, segundo a tradição, algumas medalhas e moedas do ano corrente.

Estar em Roma justamente neste ano foi uma grande benção que agradeço todos os dias, e mesmo sendo evangélica percorri as Igrejas para conhecer e passar pelas Portas orando pela minha família e agradecendo sempre porque acredito que Jesus é a Porta da Salvação, conforme o versículo João 10:9 "Eu Sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por mim, será salvo. Entrará e sairá; e encontrará pastagem". 

As quatro Portas Santas principais de Roma ficam nas Basílicas Maiores e ficam fechadas por 25 anos para serem abertas apenas em ano de Jubileu. Em todo o mundo e restante da Itália há outras Portas Santas que receberam peregrinos durante este ano.


PORTA SANTA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO - VATICANO
Esta Basílica representa muito para a fé dos cristãos porque foi construída no local onde o apóstolo Pedro foi martirizado e o obelisco da praça é o lugar onde foi morto. Nas palavras de Jesus : "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja", fazendo uma grande relação entre esta Igreja Papal e Cristo. Esta é a única Porta aberta e fechada  pessoalmente pelo Papa.






PORTA SANTA DA BASÍLICA DE SAN GIOVANNI LATERANO
É considerada a mãe de todas as Igrejas e residência oficial do Bispo de Roma, o Papa.






PORTA SANTA DA BASÍLIA SANTA MARIA MAGGIORE
A Basílica Mariana foi construída pelo Papa Sisto III no ano de 432 para exaltar Maria, mãe de Jesus e guarda em seu interior restos da madeira da manjedoura de Jesus.







PORTA SANTA DA BASÍLIA DE SAN PAULO FUORI LE MURA
Infelizmente esta foi a única que não consegui passar porque justamente quando me programava para ir porque fica um pouco mais distante do centro de Roma, ocorreu um terremoto que abalou uma parte desta Basílica.






Veja Também:











Nenhum comentário:

Postar um comentário