28/10/2016

Caminhos do Jubileu em Roma - Itália



Caminho Via Papale


Este ano de Jubileu da Misericórdia que comentei AQUI , a cidade de Roma e Vaticano recebem muitos peregrinos para visitar Igrejas e locais importantes na fé católica. O Caminho do Jubileu é um percurso que muitos Papas fizeram durante séculos, especialmente em ocasiões como o Jubileu e eram acompanhados de um grande cortejo passando por Igrejas, antigos monastérios e sítios importantes da Roma Imperial. Hoje o caminho é percorrido pelos fiei, peregrinos  e turistas que aproveitam para conhecer os locais de interesse.

Já que estou por aqui justamente em ano de Jubileu, resolvi encarar a caminhada da Via Papal mais longa com quase 6 km de comprimento, mas dias antes do programado passei muito mal com forte dor nas pernas por conta dos voos longos que tenho feito entre Brasil e Itália. E de todos os percursos visitei alguns pontos entrando nas Igrejas para conhecer e agradecer sempre. Infelizmente não consegui fazer nenhum completo porque sinto muita dor ainda, mesmo com a medicação, usando meia elástica e cinta para a coluna.


No total são quatro itinerários do Jubileu: Dois Caminhos da Via Papal (Cammino Via Papale), Caminho do Peregrino(Cammino del Pellegrino) e Caminho de Maria(Cammino Mariano). 




CAMINHO VIA PAPALE

Ponto de Partida : (A) Basilica de San Giovani Laterano uma das quatro Basílicas Papais em Roma com a Porta Santa e considerada a mãe de todas as igrejas do mundo. Foi construída no século IV e passou por várias mudanças até esta atual com o trabalho de Borromini e outros grandes artistas. Fácil  chegar de qualquer ponto da cidade para a estação de Metro San Giovani da linha A.


 
Basilica de San Giovani Laterano 
Porta Santa


Continuando o caminho pela Via dei Santi Quatro Coronati com o antigo monastério e homenagem a quatro cristãos mártires condenados à morte pelo Imperador Diocleciano por se recusarem a esculpir ídolos pagãos. (B) Coliseu é a próxima parada e local onde muitos mártires cristãos também foram mortos defendendo sua fé. O caminho continua seguindo pela Via do (C) Forum Imperial até (D) Campidoglio.

Via Forum Imperial

Coliseu
Campidoglio
Partindo deste ponto o caminho entrará no Gheto Judaico com a imponente Sinagoga, o Teatro Marcelo, ao lado do Arco de Otavia que fica em uma das principais ruas deste quartiere. Em algumas ruas podemos observar as placas douradas na frente das casas dos judeus que foram levados aos campos de concentração e assassinados. O percurso passa por interessantes vias e praças até a (E) Piazza Navona e (D)Castel Sant´Angelo no Vaticano


Teatro Marcelo
Teatro Marcelo

Sinagoga

Sinagoga

Arco d´Ottavia



CAMINHO  MARIANO

O Caminho Mariano ou de Maria enfoca as Igrejas de Nossa Senhora e começa na Basilica Santa Maria Maggiore e passa pelo bairro Monti com a Igreja Nossa Senhora dei Monti até encontrar com o caminho da Via Papale no Campidoglio e seguir ao Vaticano. Devido meu problema com as dores nas pernas e impossível caminhar tanto tempo, fiz o percurso da Via Papale em dois dias, começando na Basilica San Giovanni Laterano e aproveitando para visitar ao lado a Igreja Santa Cruz de Jerusalém, e depois no outro dia a região do gueto hebraico. O caminho mariano também foi em dois dias deixando a Basilica Santa Maria Maggiore em um dia e depois a região do Monti até Campidoglio no segundo dia. Sei que não foi o melhor e nem o propósito do caminho, mas mesmo sendo evangélica, percorri e entrei em cada igreja orando por toda a minha família e agradecendo sempre por conhecer um Deus tão maravilhoso em minha vida. 


Santa Maria Maggiore

Detalhe na Piazza Santa Maria dei Monti

Santa Maria dei Monti

Santa Maria dei Monti

Igreja SS Nome de Maria
Igreja SS Nome de Maria

Veja Também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário