03/09/2016

Produtos típicos da Croácia




O melhor quando conheço um novo país é observar os costumes e história local que são retratados através da arquitetura, da arte, artesanato, música, gastronomia, etc. A Croácia espelha bem todas as características históricas desde a influência medieval, romana e principalmente a Veneziana. Os pratos típicos da gastronomia tem base nos peixes e frutos do mar, e a Bureka ou Burek é uma massa folhada bem fina recheada típica do Antigo Império Otomano e origens na Turquia Imperial. Ela é encontrada em vários locais e faz parte do café da manhã, almoço. lanche e jantar com diferentes recheios. 


   




A área de vinícolas do pais fica na Península Pelješac com destaque para a uva Plavac Midi,  a variedade mais conhecida no sul da Croácia e cultivadas na encosta do mar. Os mais famosos são os Tintos Postup, Plavac , Dingac e os brancos Posip, Grk e Rukatac. O queijo Peg Paski Sir é típico da ilha de Pag, próxima da cidade de Zadar, mas consumido em toda Croácia. E para quem não bebe vinho pode se divertir com as embalagens de Coca-Cola. 





azeite da Croácia foi introduzido pelos romanos e é considerado um dos melhores do mundo. Para os croatas, a oliveira é uma fruta divina, elixir da vida, rainha de todas as árvores, símbolo da paz, e o óleo dela utilizado para alimento, cura e unção. É uma marca da região de Ístria ao norte da Croácia, assim como as trufas que comentamos AQUI.

A marca de chocolates Kras Bajadera é encontrada em várias cidades com sede em Zagreb , produzindo chocolates, balas e biscoitos desde 1920.









Mas um objeto em particular chamou minha atenção na maioria das vitrines que passava, o Moretto, um amuleto de proteção que segundo a lenda, as mulheres usavam como símbolo  da vitória sobre os turcos, no século XVI. Eles são encontrados em diferentes tamanhos e materiais como brincos, pulseiras, pingentes, etc. Os trabalhos de filigrana em ouro e prata também são maravilhosos com preços para todos os bolsos. Impossível sair de lá sem comprar uma peça.    

    

   


E os bordados da região de Konavale tem a predominância da cor vermelha refletindo a tortura do Estado no período de guerras e também representa a fertilidade. Renda Peg Lace é típica da ilha de Pag e está inscrita como bem imaterial da UNESCO. A Influência desta arte é de Veneza e dos Otomãs, estão presentes nos trajes típicos da croácia. Produtos com lavanda como sachês são típicos principalmente da ilha de Hvar onde se concentra a maioria das plantações.







Slavoljub Penkala é um dos maiores inventores da Europa, que em 1906 inventou a primeira caneta no mundo, e em 1907, a primeira caneta-tinteiro. Penkala ainda é uma lembrança croata autêntica, o que comprova a importância de Zagreb como um centro industrial, comercial e cultural no início do século 20. A gravata também foi criada na Croácia com inspiração na roupa dos militares. O melhor local para comprar uma boa gravata em Dubrovnik é uma loja dentro do Hotel Hilton, próximo da entrada Pile. E também ao lado da porta costuma ter uma feira de artesanato local onde compramos alguns licores a base de cereja, também típicos de Zadar.










Veja Também:


A Região de Istra na Croácia

Objetos de Viagem

Veneza- Itália


Nenhum comentário:

Postar um comentário