27/08/2016

Rijeka - Croácia


Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Gospa Lurdska)


Rijeka estava no nosso roteiro porque era caminho para a região de Istra e já sabíamos que seria apenas de passagem. Paramos por algumas horas para conhecer um pouco do centro histórico e seguimos viagem para a região de Istra que comentamos AQUI. A cidade é movimentada, portuária, com trânsito e ares de cidade grande apesar da sua beleza.


A cidade é a terceira maior da Croácia e principal porto do país. De origem Celta e da tribo ilíria, fez parte do Império Romano sendo anexado pelo Imperador Augusto e depois controlada pelos francos, húngaros, croatas e Hapsburgo. Com o término da Primeira Guerra Mundial, a região foi reivindicada pela Itália e o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos que formariam a futura Iugoslávia. No final da Segunda Guerra  as tropas da Iugoslávia expulsaram os alemães e a região tornou-se croata. A maioria dos italianos também foi expulsa ou vítimas de movimentos contra o fascismo italiano.
Catedral de San Vito de Rijeka (Katedrala Svetog Vida)


O Teatro Nacional (HNK Ivana pl. Zajca)

Torre do Relógio (Gradski Toranj)


O Teatro Nacional (HNK Ivana pl. Zajca)é a principal edificação da cidade, um edifício de 1765 reconstruído em 1805 e modernizado em 1883 pelos arquitetos Hermann Helmer e Ferdinand Fellner der Jungere. E no centro histórico a Torre do Relógio (Gradski Toranj) com o brasão dos Hapsburgos faz parte do plano de conservação da cidade velha. A Catedral de San Vito de Rijeka (Katedrala Svetog Vida) tem a forma de rotunda e foi construída pelos jesuítas no local de uma igreja em estilo românico, em 1638. 



No alto e ao fundo desta foto a fortaleza de Trsat (Trsatska Gradina) e a Ponte construída em homenagem aos defensores da Croácia durante a Guerra.




Curiosidade : O Navio Carpathia da empresa britânica Cunard Line foi o primeiro a chegar para salvar os sobreviventes do acidente com o Titanic, no século 20. Ele saiu de Nova York com destino a Rijeka


Rua Corzo no Centro Histórico


Nenhum comentário:

Postar um comentário