15/08/2016

Aeroporto Fiumicino em Roma - Itália



Recebo muitos e-mail perguntando sobre o aeroporto Fiumicino e o Post "Chegando a Roma" é um dos mais acessados aqui no blog. Algumas  dicas estão nestes posts:

Chegando a Roma: dicas de como sair do aeroporto e chegar ao centro de Roma

O que fazer na Conexão em Roma: dicas para quem desejar conhecer algo de Roma enquanto está em conexão

As principais estações de Trem em Roma : Da estação de trem do aeroporto Fiumicino partem dois tipos de trem. Um em direção à Estação Tiburtina e outro Estação termini. Neste post pode conhecer qual é a melhor para seu roteitro.






Todas as vezes que chego a Roma penso em fazer um vídeo para mostrar o aeroporto, mas não rola depois de um voo de 11 a 12 horas do Brasil se for com Alitalia direto, ou com conexão de mais algumas horas. Na última vez tirei umas fotos para dar dicas das principais dúvidas de quem me escreve.

Dependendo da Cia Aérea o seu voo pode partir ou chegar de Terminais diferentes, e na sua passagem é indicado o número do terminal com as siglas T1 ,T2, T3 ou T5. A Alitalia domina o terminal 1 e ultimamente  tenho voado com a Air France ou KLM que também usa este terminal, mas a maioria das cias aéreas conhecidas usam o Terminal 3. Alguns voos da Alitalia também usam o Terminal 3 e as cias British, Lufthansa, Iberia, Swiss, easyjet, Tap, Emirates, etc.  Estes são os terminais de maior fluxo e com a maioria dos voos. 

Para quem chega de um Terminal e precisa pegar o voo em outro terminal, Siga as placas de orientação e o percurso  leva 1 a 3 minutos a pé. No aeroporto de Roma não precisa pegar trem ou Ônibus para passar de um terminal ao outro e o percurso pode ser feito a pé com as malas em carrinhos disponibilizados na área externa.





Para quem precisa chegar ao Centro de Roma:  Assim que desembarcar é fácil visualizar nos painéis as informações de transportes com os horários dos próximos ônibus, Trens, a situação do trânsito na cidade e os valores de taxi dependendo da zona do destino. Desta maneira poderá escolher com mais facilidade. Sempre que chego prefiro pegar o ônibus executivo que custa apenas 4 a 5 euros, mas é preciso esperar quase uma hora a mais para o próximo, e depois de um voo longo quero chegar logo para descansar decidindo pelo trem Leonardo Express que custa 14 euros. 

Painel sobre transportes na área de desembarque

Horários de ônibus que partem do aeroporto

Horários de trens que partem do aeroporto

As opções de transportes para chegar ao centro de Roma

Preços de Taxi conforme área do destino

Situação do trânsito na cidade


Guarda Volumes : No terminal 3, chegam e saem a maioria dos voos e fica o lugar para guardar as malas com custo de 6 euros a diária por mala. No desembarque vire à direita e siga as placas com o símbolo de uma mala e uma chave. Já comentei diversas vezes por aqui que o limite de peso para malas despachadas permitido em voos dentro da Europa é de apenas um volume de 20 kg a 23 kg. Se viajar com duas malas de 32 kg permitidas em voos que saem do Brasil, a solução é deixar em guarda-volumes como este.






Balança:  Uma preocupação para muitos é o limite de peso da mala para não pagar por excesso de bagagem. Do lado direito da entrada do embarque no Terminal 3, fica uma balança à disposição para pesar suas malas. E aconselho sempre passar plástico nas malas para proteção das mesmas e evitar roubos frequentes em aeroportos.


Alimentação e Compras : No mezanino no Terminal 3 ficam a maioria das lojas e locais para alimentação. O Restaurante Ciao tem várias opções de alimentos e um salão com mesas voltadas para a pista de aeronaves.










Nenhum comentário:

Postar um comentário