03/07/2016

La Panzanella - uma especialidade italiana





É a primeira vez que sinto o verão o Europeu e sinceramente não é nada agradável principalmente em Roma com temperaturas que chegam a 37 graus com sensação térmica bem acima disto. Nossa preferência foi sempre viajar no outono ou primavera, mas desta vez com o mestrado não tenho muita opção e estou sofrendo com o calor e sem folga para ao menos aproveitar uma praia. Mas descobri um prato refrescante de origem camponesa italiana que é bastante popular no verão e os italianos consomem muito, principalmente nas regiões do Lazio, Úmbria, Toscana e Marche  : LA PANZANELLA ou também chamado de Pammolle.

Trata-se de uma salada feita com sobras de pão italiano amanhecido cortado em cubos e amolecido em água, tomates cerejas temperados com azeite, manjericão, aceto, sal e pimenta do reino. Algumas receitas podem incluir outros ingredientes como pepino, cebolas, aliche, atum, anchovas, aspargos, mozzarella, azeitonas e outras sobras de verduras, mas a base é sempre de pão e tomates com manjericão. É muito refrescante nos dias mais quentes e uma opção barata para fazer em casa. 




A minha receita de La Panzanella:
Corte em cubos pão italiano e mergulhe em vinho branco.
Coloque em uma forma e regue com azeite e sal. Leve ao forno ou frigideira para secar e 
ficar crocante.
Misture tomates cerejas cortados ao meio, mozzarella de búfala, cebola picada e marinada com vinho branco, manjericão, azeite extra virgem, salsinha picada, sal e orégano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário