13/06/2016

Gastronomia e Vinhos de Orvieto - Itália







A região de Orvieto é conhecida por produzir bons vinhos como o Orvieto DOC- Denominação de Origem Controlada, um branco com tom amarelado claro com pelo menos 60% de uvas Procanico (Trebbiano Toscano) e Grechetto. As outras uvas que podem compor este tipo de vinho são as Malvasia Toscana, Canaiolo Bianco e Verdello.


Os vinhos já eram produzidos pelos etruscos que usavam o subterrâneo da cidade como adegas-caverna e que pode ser visitado. Depois  tornou-se o vinho do Império Romano e em seguida dos Papas. A fama do vinho é tão grande que foi usado como moeda de pagamento na construção do Duomo de Orvieto e os pintores Pinturicchio e Signorelli, pediram um suprimento vitalício de vinho para os afrescos no interior da igreja.

Na Enoteca Regionale dell´Umbria no Palazzo del Gusto di Orvieto é fácil entender o processo de vinificação que os etruscos faziam: no primeiro nível do solo as uvas eram prensadas e através de tubos de barros passavam para o segundo nível mais profundo onde era fermentado e no terceiro nível para o envelhecimento e armazenamento.

Outro produto da região é o Azeite extra virgem de Oliva  DOP Colli Orvietani obtido das variedades de azeitonas Moraiolo, Frantoio e Leccino.



Um antepasto típico de Orvieto é o Lumachella  preparado com farinha, água quente, azeite, banha de porco, queijo pecorino, pimenta, sal, presunto ou bacon.

Receita:
Ingredientes
250 gramas de farinha
140 gramas de água quente
100 gramas de bacon ou presunto
50 gramas de queijo pecorino
10 gramas de banha de porco
1 colher de sopa de azeite
12 gramas de fermento biológico
1 pitada de sal e pimenta

Modo de fazer:
Sove a farinha com água e fermento. Adicione o sal e a pimenta, o queijo, a banha e o óleo. Cubra e deixe crescer por 45 a 50 minutos até a massa dobrar de tamanho. Acrescente o bacon ou presunto e divida a massa em bolas e depois forme rolinhos com cada bola e enrole como caracol. Coloque em uma assadeira coberta com papel manteiga e deixe crescer mais 20 minutos.  Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido 150 graus por cerca de 15 minutos.




Umbrichelli é a massa típica feita exclusivamente com água e farinha e pode ser acompanhada por vários molhos. Entre os pratos da gastronomia de Orvieto, destaque para Pombo Leccarda ( Palomba alla Leccarda) e Frango Cacciatore ( Pollo alla Cacciatore).

Receita do Frango neste site que apesar de italiano tem um vídeo mostrando o processo: http://ricette.giallozafferano.it/Pollo-alla-cacciatora.html









Nenhum comentário:

Postar um comentário