10/02/2016

Itu no Interior de São Paulo - Brasil





Desde criança sempre troquei os dias de folia de Carnaval por uma viagem e fujo de qualquer agito, calor e barulho. Neste feriado escolhemos a cidade de Itu com média de 100 km de São Paulo e opção de duas boas estradas: Rodovia Castelo Branco ou Rodovia Bandeirantes.

A cidade é conhecida pela fama de tudo ser grande e algumas lojas vendem souvenir de objetos em tamanho exagerado como lápis, notas de dinheiro, etc. Esta não foi a primeira vez que estive na cidade e achei que o turismo poderia ser mais explorado porque há anos vejo os mesmos produtos e de pouca qualidade. O semáforo e o telefone público gigante ficam na Praça Padre Miguel. A fama começou com o comediante Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício do Programa Praça da Alegria, nos inícios dos anos 60. Ele dizia que tudo na cidade dele era maior para não ficar por baixo das modernidades da capital contadas pelo apresentador Manoel de Nóbrega.









A arquitetura da cidade preserva casarios coloniais e algumas abrigam museus como o da Energia que mostra um panorama histórico do uso doméstico da energia entre os anos de 1850 e 1950, com peças de luminárias e eletrodomésticos em um sobrado de 1847 que foi sede da primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a Cia Ituana de Força e Luz.  Aberto de terça a domingo das 10 às 17 na Rua Paula Souza,669.







As Igrejas também em estilo colonial em sua maioria são decoradas no interior com a simplicidade que encanta. A Matriz Nossa Senhora da Candelária na Praça Padre Miguel é a maior expressão do barroco paulista.  

Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária na Praça Padre Miguel

Igreja Nossa Senhora do Carmo na Praça da Independência

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio na Praça Regente Feijó

A Fábrica São Luiz foi construída entre 1869 e 1888 e foi a primeira tecelagem a vapor do Estado de São Paulo. Atualmente abriga o Centro Cultural e espaço para eventos na Rua Paula Souza,492.



Em Itu o Prato mais famoso é o Bife Parmegiana que você encontra em vários restaurantes, mas é no Bar do Alemão que ele fez fama, na Rua Padre Souza,575. A casa também tem endereços em São Paulo. http://www.bardoalemaosp.com.br/



No entorno da cidade de Itu fica a atração da garotada : A Fazenda do chocolate na estrada dos Romeiros km 90, a linda estrada do Parque usada também para andar de bicicleta ou cavalos.


Para quem deseja um pouco de sossego e contato com a natureza, a cidade é uma boa opção e ainda pode dar uma esticada para outras cidades próximas como Salto de Itu, Cabreúva, etc. 


Veja Também:


Aldeia de Carapicuiba - Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário