22/01/2016

A Pizza italiana do meu Pai


Pizza da Vacanze Romana na Piazza Navona - Roma


A Pizza é um prato tipicamente italiano, apesar de sua base de farinha e água ter sido feita primeiro pelos egípcios e trazida pelos gregos para a Península da Etrúria, atual Itália. Foram os Napolitanos que acrescentaram o molho de tomate com influência dos pães de tomate da Espanha, e dobravam ao meio para comer como um sanduíche. Esta influência na gastronomia vem do tempo em que a região de Nápoles foi governada pela coroa de Aragão da Espanha. Também é de Nápoles a famosa Pizza Margherita que já comentei neste post AQUI, onde o pizzaiolo Rafaelle Esposito fez pela primeira vez para servir à Rainha Margherita e usou ingredientes da bandeira italiana : mozarela para representar a cor branca, tomate para o vermelho e manjericão para o verde.

Pizza Margherita da Pizzeria Rosati em Nápoles-Itália

É comum encontrar  em muitos lugares da Itália, as pizzas em grandes formas retangulares para comprar por pedaço ou por quilo. A massa geralmente é bem macia apesar de grossa com borda crocante e coberturas para todos os gostos.




Pizza em Bolonha


A Receita da massa do meu pai pode ser aberta bem fina ou mais grossa dependendo do gosto pessoal. O molho de tomate que usamos também não é cosido, mas você pode trocar pelo molho de tomate que está acostumada, mas pelo amor não use molhos de lata prontos que deixam um sabor horrível de química na massa. Os recheios podem ser variados, mas o meu preferido é apenas mozarela salpicada com orégano.


MASSA DA PIZZA
Rendimento de massa fina: 6

Ingredientes 
3 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1 xícara de água 
1 colher de sopa de fermento em pó
3 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de pinga
sal ( mesmo para pizza com recheio doce)

Modo de fazer
Misture os ingredientes com a mão em um refratário e depois amasse bem sobre uma tábua de madeira ou na bancada da pia. 
Divida em 6 pedaços e enrole como um bolinho. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e abra a massa com um rolo.


MOLHO DE TOMATE

Ingredientes
2 tomates inteiros
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de açúcar
1 dente de alho
sal e orégano a gosto

Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador


Para assar a pizza usamos uma forma de Pizza com tampa como esta da foto abaixo. Se a sua não for antiaderente coloque um fio de óleo para não grudar e coloque a massa assando de um lado sem usar a tampa e depois retire a panela do fogo e coloque uma camada fina de molho e as coberturas. Regue com azeite extra virgem e leve ao fogo médio novamente com a tampa. 


Pizza de Batata com alecrim em Camerino - Itália

Uma dica que usamos em casa é fazer todos os discos de pizza e assar previamente dos dois lados . Depois colocamos em um saco plástico para guardar na geladeira ou congelar. Desta maneira não precisa fazer aquela bagunça de abrir a massa na hora de comer. Para animar a noite você pode deixar várias coberturas e ingredientes em potes plásticos e cada um criar uma pizza diferente.



Pizza do Restaurante Apogeu em Camerino - Itália


Veja Também:




Nápoles - Itália

Como pedir café na Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário