01/10/2015

Castro no Paraná - Brasil



Castro é uma pequena cidade no Paraná que teve suas origens no tropeirismo e recebeu muitos imigrantes alemães, poloneses, japoneses e holandeses.Estes últimos fundaram  a colônia de Carambeí que já comentamos AQUI e a Sociedade Cooperativa Castrolanda que mantém um rebanho de gado holandês com alto padrão genético, além da produção e comercialização de grãos e sementes que fornecem para industrializar os produtos Batavo.


Para perpetuar as tradições,  criaram um Grupo Folclórico Holandês, o Museu do Imigrante com réplicas das primeiras residências construídas pelos pioneiros e um dos maiores moinhos de vento do mundo.O projeto foi executado pelo holandês Jan Heidra, especialista em moinhos de vento. O memorial é uma homenagem aos imigrantes que chegaram na década de 50 e pode ser visitado até o último andar com uma bela vista da cidade. 







Uma loja de artesanato e um café funcionam no Moinho com detalhes de decoração holandesa para você entrar no clima dos imigrantes. E lógico que não poderia visitar este lugar sem provar uma torta holandesa.












http://www.moinhocastrolanda.com.br

Na Praça principal da cidade a bela Igreja Matriz Senhora Sant´Ana com lustre de cristal doados por D.Pedro II e sino de bronze em comemoração ao final da II Guerra Mundial. Castro fica a 40 km de Ponta Grossa e 150 de Curitiba, no Paraná.







Veja Também :


PARQUE DE VILA VELHA



2 comentários:

  1. De Roma aos EUA, da Croácia a Castro. Estou adorando as postagens. Minha cidade natal é Ponta Grossa, ao lado de Castro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei conhecer estas cidades cheias de tradições. Minha cunhada mora em Ponta Grossa.

      Excluir