14/06/2015

Provence-França



Campos e campos de Lavanda é a primeira imagem que temos quando pensamos em "Provence", a região ao Sul da França. Na nossa programação de viagem sabíamos que seria difícil ver os campos porque as flores de lavanda começam florescer no final de junho, mas tivemos um brinde, bônus, sorte ou sei lá como chamar e conseguimos ter uma pequena amostra porque elas floresceram mais cedo. 








A cidade de Avignon foi nossa base e programamos alugar um carro para percorrer a região, mas o hotel sugeriu um passeio que foi a cereja do bolo da viagem ,e por falar em cereja, vimos também campos com plantações de cerejas e o melhor sorvete de cereja que já provei na minha vida. 


Contratamos em avignon a empresa Provence Panorama e o tour "Best of Provence" por 95 euros com saída às 9h00 do nosso hotel e retorno 18h30. Este tour funciona todos os dias e foi a melhor decisão porque não perdemos tempo procurando estradas, estacionamentos, etc. O nosso guia e motorista conhecia muito bem a região e foi muito simpático durante toda a viagem explicando em inglês sobre todos os lugares que passamos. Lógico que se você tiver mais tempo para percorrer todas as cidades é bem melhor, mas não era nosso caso e foi uma maneira de ter um panorama da região e escolher onde retornar na próxima oportunidade.





PONT DU GARD

A primeira parada foi ainda em Avignon para uma foto com a melhor vista da cidade e depois seguimos para Pont Du Gard, um importante aqueduto romano do século I.





LES BAUX DE PROVENCE

Les Baux  é uma das mais belas vilas do sul da França e foi mais um sonho realizado. Percorrer suas ruas de pedras cheias de charme com um céu azul e uma luz linda foi o melhor deste dia. 















ST-RÉMY DE PROVENCE

St-Rémy, Cidade  natal de Nostradamus e onde Vicent Van Gogh ficou internado para tratamento psiquiátrico no Monastério de Saint Paul de Mausole, onde passamos e bem próximo ao sítio com ruínas romanas na entrada da cidade. No jardim do Monastério as imagens pintadas por Van Gogh em suas obras são mostradas em painéis posicionados exatamente com a mesma visão do artista.







ROUSSILLON

Roussillon fica dentro do Parque Natural Regional do Luberon onde apenas atividades econômicas sustentáveis podem ser desenvolvidas. O que mais impressiona é a cor ocre da terra e os aromas ao caminhar pelas ruas vindos dos restaurantes locais.












GORDES E ABADIA DE SENANQUE

Gordes é considerada uma das vila mais bonitas do sul da frança com construções em pedra branca e cinza. No topo o castelo fortificado, a igreja e a vista do vale do Luberon. Próximo de Gordes fica a famosa Abadia de Senaque com os campos de lavanda e papoulas.











FONTAINE DE VANCLUSE

Esta pequena vila foi uma surpresa que não teríamos conhecido se não fosse o tour porque fica escondida em um vale e apenas a 25 Km de Avignon. Na cidade fica a  nascente do rio Sorgue de águas tranquilas e cristalinas. Entre as atrações está o Museu do Santon, um objeto artesanal  típico da Provence. E foi também onde provei o melhor sorvete de cereja que em francês chama-se "la crème glacée cerise".










L´ISLE-SUR-LA-SORGUE

Esta cidade é apaixonante e recomendo a visita aos domingos onde acontece a feira provençal considerada uma das melhores da França. Logo que chegamos à pequena cidade, observamos os inúmeros restaurantes às margens do rio com cheiros de dar água na boca e cheios de charme para passar horas no "Dolce fare niente". 










A Provence no sul da França foi uma das regiões  mais bonitas que visitei e voltaremos para descobrir outras cidades encantadoras. Uma dica importante é usar uma cidade como base que você pode chegar por via aérea(Marselhe ou Nice) ou trem de alta velocidade,como por exemplo Paris-Marselhe ou Barcelona-Marselhe. Da Itália é um pouco mais demorado e consulte primeiro voos até Nice ou Lyon para não perder muito tempo dentro de um trem, apesar que a paisagem da viagem é maravilhosa. Se preferir o trem veja a opção Milão-Ventimiglia e depois Nice ou Cannes, mas o melhor é Gênova-Nice e depois seguir até Marselhe. Nós fizemos o percurso de trem Genebra-Annecy e depois Annecy-Avignon e retornamos Avignon-Lyon para pegar o aéreo com a EasyJet Lyon-Roma.

As principais cidades como Arles, Aix-en-provence, Nice e avignon podem ser feitas com trem e outras  menores e mais escondidas com carro alugado ou tour. 

Dica de roteiro na Provence se tiver mais tempo com base em Avignon:
Avignon-Marselhe e passeios pelos Calanques de Cassis
Avignon- Arles e Aix-en-provence
Avignon - St Rèmy e Les Baux de Provence
Avignon- Roussilon-Gordes e Abadia de Senanque
Avignon-Chatenauf du Pape, Pont Du Gard e Nímes
Avignon- L´isle-sur-la-sorgue e Fontaine de Vaucluse
Avignon- St Marie de La Mer

Dica de roteiro na Provence-Cote D´Azur  com base em Nice:
Nice- Mônaco
Nice-Grasse-Cannes- St Paul de Vence
Nice- St Tropez


Links que podem ajudar na pesquisa:







Nenhum comentário:

Postar um comentário