20/05/2015

Sabores de Gruyère - Suíça



A culinária Suíça é muito simples feitas à base de batatas e queijos, produtos típicos de agricultores, mas Fondue é sem dúvida o cartão postal gastronômico com a receita original e outras que poucos conhecem. Procurei uma receita diferente de Fondue que é típica desta região Alpina da Suíça. 

Fondue de Queijo e Tomate 

Ingredientes - 4 porções
30 gramas de manteiga
2 dentes de alho esmagados
1 cebola roxa picada ou ralada
3 tomates sem pele e sementes picados ou Pasta de Tomate (em algumas receitas encontrei o pimentão vermelho batido no liquidificador como complemento de sabor e cor ao molho)
350 ml de vinho branco seco
50 ml de Kirsch 
400 gramas de queijo Gruyère ralado
200 gramas de queijo Emmental ralado

Modo de Preparo:
Coloque a panela de fondue de cerâmica em banho-maria e fogo médio. Derreta a manteiga e junte o alho e a cebola deixando cozinhar lentamente até dourar.
Misture os tomates, refogue por 3 minutos e junte o vinho e o Kirsch até o líquido levantar fervura. Retire do banho-maria e misture os queijos até derreter.
Mantenha quente no aparelho de fondue e sirva com pedaços de baguete e batatas cozidas.






A Sopa de Queijo  
Esta receita chamou a minha atenção porque o creme não é engrossado como a maioria, e talvez não seja preciso porque o Gruyère é um queijo que encorpa o caldo. Se precisar engrossar um pouco, utilize meio copo de leite frio dissolvendo 1 colher de chá de farinha de trigo ou amido e acrescente ao caldo mexendo sem parar. 


Ingredientes: 4 porções
5 Batatas 
1 cebola
1/2 maço de espinafres
1/2 litro de leite
1 litro de água
crótons de pão
sal a gosto
queijo gruyère a gosto  

Modo de Preparo:
Cozinhe as batatas descascadas em água, leite e sal.
Adicione as cebolas  
Pique as folhas de espinafre e adicione ao caldo 
Deixe cozinhar tudo e sirva com crótons de pão.


Meringue Creme La Doble - Merengues com creme duplo

Esta é uma sobremesa simples e cheia de sabor. Merengue nunca foi meu doce preferido porque não gosto de pratos enjoativos com muito açúcar, mas este combinado com o creme derrete na boca e muito macio no paladar. Só existe um defeito: você não consegue parar de comer.
O Creme La Doble de Gruyère é servido sobre várias sobremesas ou frutas e sua textura faz toda a diferença no sabor porque por regulamentação devem ter 45% de gordura, e são obtidos da nata do leite que se forma na industrialização do queijo. Eles são viciados neste creme e usam também como molhos ou complementos de pratos salgados. 
Para comparar é um creme similar ao Mascarpone italiano com chantily, misturados na mesma proporção.

Ingredientes do Merengue Suíço:
5 colheres de açúcar para cada clara de ovos

Modo de Preparo:
Coloque os ingredientes em uma tigela refratária e leve em banho-maria ao fogo baixo, batendo com um batedor por 10 minutos. Este processo serve para dissolver os cristais de açúcar e a mistura ficar lisa e cremosa, mas é preciso atenção porque não podem cozinhar as claras. Retire do fogo e bata na batedeira até esfriar. Assar os merengues em forno baixo e servir com o creme.









Nenhum comentário:

Postar um comentário