12/05/2015

Castello de Verrazzano no Chianti - Itália






Na região de Chianti entre Firenze e Siena encontramos várias vinícolas com degustação de vinhos ao longo da estrada Chintigiana. O Castello de Verrazzano no alto de uma colina com uma vista incrível da região de Greve in Chianti é um dos mais visitados.

O Castelo pertenceu aos etruscos, aos romanos e depois à família Verrazzano. Giovanni Verrazzano era um navegador que explorou a costa da América do Norte em nome da coroa francesa e descobriu a baía de Nova York, entre tantos outros pontos dos Estados Unidos e Canadá. Em Nova York a Ponte Verrazzano Narrows é batizada em sua homenagem e no brasil fez cargas de pau-brasil no litoral de Pernambuco, por volta de 1527. Atualmente o Castelo é de propriedade da família Cappellini, mas os rótulo dos principais vinho produzidos tem a imagem de Giovanni Verrazzano.






A visita guiada ao Castelo inclui passeio pela villa, jardins, cantina de envelhecimento do vinho, degustação do vinho clássico e outros produtos produzidos como Aceto Balsamico, mel, etc. São várias modalidades de degustação a escolher e com horários diferenciados :

10h00 - First Tasting - 10 euros - de 2a a 6a - visita + degustação - duração 1h30
Degustação  do Rosé di Verrazzano no verão e Verrazzano Rosso  di Toscana no inverno, Chianti Clássico DOCG, Chianti Classico DOCG Riserva e azeite com pão toscano

11h00 - Chianti Tradition - 32 euros - de 2a a 6a - visita + degustação + especialidade gastronômica - duração 2 horas
Degustação de Verrazzano Rosso di Toscana, Chianti Clássico DOCG ,Chianti Clássico Riserva DOCG, presunto, salame toscano, pães, queijo pecorino com mel e Balsamico Verrazzano. Para vegetarianos uma opção de legumes e finalizando com grappa, doces típicos e café.

12h00 -The Wine & Food Experience -54 euros -de 2a a 6a-visita + degustação+ almoço- duração 3 horas
Degustação de Verrazzano Rosso di Toscana, salames e pães, Chianti Clássico DOCG com uma pasta, Chianti Clássico Riserva DOCG com salsicha toscana assada ou carne de porco no inverno e Salada no verão, Vinho Supertuscan e queijo  pecorino com Balsamico Verrazzano, Grappa acompanhada de doce típico e café.

15h00 - The Wine Tour Clássico - 16 euros - de 2a a 6a - visita + degustação - duração 1h30
Degustação  do Rosé di Verrazzano no verão e Verrazzano Rosso  di Toscana no inverno, Chianti Clássico DOCG, Chianti Classico DOCG Riserva , azeite com pão toscano e pecorino com Balsamico Verrazzano.

12h00 - Sabato - 32 euros - somente aos sábados - visita + degustação e escolha da degustação entre Chianti Tradition ou Wine & Food Experience, ou ainda, Restaurante  das 12h00 às 14h30.

19h00 - Cena in Trattoria -  58 euros - somente às quintas-feiras - visita + degustação + jantar - duração 3 horas
Aperitivo de Boas vindas, Spumante Verrazzano acompanhado de pão toscano com azeite, Verrazzano Rosso com presuntos e salames, Chianti Clássico DOCG com minestra e pasta , Chianti Classico Riserva DOCG com salsicha e acompanhamentos, Vinho Supertuscan com pecorino ao Balsamico Verrazzano, Grappa com doces e café.






Para quem não tiver tempo de fazer a visita no Castelo, uma loja na própria estrada  SR 222-Chintigiana  é aberta todos os dias para degustar e vender os produtos das 9h30 às 18h30 ,aos domingos ou feriados das 10h00 às 14h00 e  15h00 às 19h30. Em Firenze você pode conhecer a Cantinetta Verrazzano, na Via dei Tavollini- 18, próximo da Piazza Signoria e Igreja Orsanmichele, aberta das 8h00 às 21h00. O local vende os produtos Verrazzano  e também oferece refeições com média de 15 a 30 euros.







http://www.verrazzano.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário