28/04/2015

Chiantigiana, a estrada mais bonita da Itália





Quando falamos de Toscana, as imagens que temos são aquelas estradas cheias de ciprestes, vales e montanhas. Tudo isto encontramos na Chiantigiana, a estrada regional 222 da Toscana que corta toda a região do Chianti ligando Firenze a Siena. O roteiro pode começar em Firenze, passando pelas cidades de Greve in Chianti, Panzano, Castellina, Radda, Gaiole e terminar em Siena.  O percurso é fácil para ser percorrido com panorama de colinas, vinhedos, cidades medievais e castelos. Pode também ser feito de Siena a Firenze passando pelos mesmos lugares, e dependendo do seu tempo esticar os dias da visita em cada cidade.




O ideal é alugar um carro em Firenze na Estação Santa Maria Novella, seguir em direção ao Rio Arno atravessando a Ponte de Varlungo para pegar a Via Marco Polo e a saída SS222, a Chiantigiana. Recomendo a  primeira parada para degustação de Vinho Chianti no Castello Verrazano , seguir para Greve in Chianti para almoçar e conhecer o Museu do Vinho, e em seguida Villa Vignamaggio que pertenceu à Mona Lisa de Leonardo da Vinci, depois Radda, Gaiole, Castellina e  Panzano com o açougue mais antigo da Itália e melhor bisteca forentina, Fonterutolli para mais uma degustação de vinhos e  terminando o dia em Siena. Pode parecer muita coisa em um dia, mas as cidades são relativamente pequenas e as distâncias curtas entre elas, mas você pode programar ficar mais tempo em cada uma delas. Veja a tabela abaixo:

FIRENZE
VERRAZANO
30 Km
45’
VERRAZANO
GREVE IN CHIANTI
6 Km
10’
GREVE IN CHIANTI
LAMOLE
6 Km
10’
LAMOLE
PANZANO IN CHIANTI
8 Km
15’
PANZANO IN CHIANTI
GAIOLE IN CHIANTI
25 Km
35’
GAIOLE IN CHIANTI
RADDA IN CHIANTI
12 Km
15’
RADDA IN CHIANTI
CASTELLINA IN CHIANTI
11 Km
15’
CASTELLINA IN CHIANTI
FONTERUTOLLI
5 Km
5’
FONTERUTOLLI
SIENA
25 Km
30’



Castellina in Chianti

Fonterutolli

Villa Vignamaggio


3 comentários:

  1. Parabéns! Vou incluir na minha próxima viagem!Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Vou incluir na minha próxima viagem!Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, Obrigada pela visita e veja ao lado outros posts sobre cidades próximas deste percurso como Pienza, Montepulciano, San Gimignano, Siena, Firenze e Montalcino.

      Excluir