12/03/2015

Os Calanques de Marselha e Cassis - França



Uma viagem a Marselha ou Cassis no Sul da França não é completa sem um passeio pelos Calanques, pequenos braços de mar com  praias rodeadas por falésias calcárias e a água mais clara, transparente e azul turquesa ou verde esmeralda que já conheci. Optamos por conhecer de barco, mas quem tiver mais tempo e gostar de aventura pode fazer o caminho das trilhas a pé partindo de Marselha ou de Cassis. O trajeto a pé é recomendável apenas para pessoas que não tenham problema de fobia com altura, usar tênis apropriado para longas e íngremes caminhadas, levar água e lanches, mapa, consultar o tempo e o Centro de Turismo porque os ventos comuns na região podem deixar tudo perigoso, além de alguns trechos serem fechados pelo risco de incêndio em dias muito quente.




Pegamos o barco no  porto Viex Port, em Marselha da Croisiere Marseille Calanques -http://www.croisieres-marseille-calanques.com/. Eles oferecem dois tipos de passeio pelos Calanques e dois para a Baía de Marselha. Consulte o site para confirmar as informações de horários e preços.


L´essentiel - trajeto de 2h00 de duração  visitando  6 calanques até Sugiton. Após a saída pela baía de Marselha, a Passage les Croisettes e a Ilha Mairie formam o portão de entrada da área dos Calanques, passando por Callelongue, Calanque de Le Mouline, Marseilleyvere, Queyrons, Sormiou, Morgiou e a localização da Caverna de Cosquer, onde a entrada encontra-se a 37 metros de profundidade abaixo do nível do mar. Descoberta por Henri Cosquer em 1985, guarda pinturas rupestres com a primeira representação de pinguins neste tipo de pintura.

Integrale - trajeto de 3h15 de duração visitando 12 calanques até Cassis, passando pelo mesmo trajeto acima e os mais famosos e bonitos como En-Vau, Port Pin, Port Miou e a Baía de Cassis.

Além destes dois passeios você pode fazer apenas a Baía de Marselha em 1h00 hora de duração ou 1h45 com parada para visitar o Chateau D´if.


Chateau D´if

Clique para ampliar

Nós compramos os bilhetes no site pela internet e levamos impresso, mas pode ser comprado na bilheteria ao lado do embarque. Recomendo reservar com antecedência para garantir sua vaga no horário e dia desejado. Antes do embarque o capitão conversou com cada um para explicar que a maré naquele dia estava agitada e que o barco iria balançar bastante. Apesar disto o passeio foi tranquilo, seguro e com paisagens lindas o tempo todo, além da cor azul do mar impressionante. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário