25/02/2015

Lavaux e os Vinhedos de Rivaz na Suíça



Pertinho de Montreux fica a Região de Lavaux, reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pelos vinhedos debruçados no Lago Lemano. De Lausane até Chillon são oito zonas de produção de vinhos com DOC Denominação de Origem Controlada. Pegamos o trem na estação de Montreux, comprando os bilhetes na hora porque tem saídas frequentes e pagamos 2,70 francos suíços cada trecho. O percurso de Montreux a Rivaz leva em média quinze minutos e os horários do trem podem ser consultados neste site: http://www.cff.ch/home.html.




A estação de Rivaz é bem pequena e o lugar é incrivelmente lindo, a cidade parece ter saído de um conto de fadas, perfeita, linda com o visual dos vinhedos, as montanhas e o lago em perfeita harmonia. Conhecemos um engenheiro da ferrovia que falava seis línguas sem nunca ter aprendido em nenhuma escola, e adorou falar português conosco explicando tudo sobre o lugar. Da estação fomos caminhando direto para a Degustação de Vinhos na Lavaux Vinorama, onde assistimos também a  um vídeo sobre os vinhedos, os diferentes tipos de uvas, etc. Mais informações da Vinorama neste site: 
http://www.lavaux-vinorama.ch  









Como não sou especialista em vinhos, apenas uma apreciadora como boa italiana, deixarei o site para quem deseja aprofundar seus conhecimentos:http://www.vignerons-lavaux.ch/. O que posso garantir é que os vinhos são excelentes e fiquei triste em saber que eles quase não exportam para outros países porque o mercado interno deles é suficiente. Neste site também tem o endereço de outros locais que fazem degustação.









Nenhum comentário:

Postar um comentário