27/01/2015

O som da Suíça - alphorn


Monte Pilatus - Lucerna



Comentei neste post AQUI sobre um instrumento musical que conheci quando visitei a cidade de Estrasburgo na França durante a apresentação musical na Catedral da cidade. Apesar de naquela ocasião estarmos na França, o instrumento utilizado foi o ALPHORN, utilizado por pastores suíços e depois de quase desaparecer das tradições, tornou-se um símbolo nacional após o romantismo do século 19 e do renascimento do folclore local.

É um instrumento de sopro feito de madeira, utilizado pelos pastores desde o século 16 para chamar as vacas no pasto e depois  utilizado para orações como a que eu assisti na igreja de Estrasburgo. O som deste instrumento de 3,5 metros de comprimento é delicado e sua forma em tubo cônico é dobrada no final como um chifre de vaca.

É comum atualmente a presença deste instrumento nas festas Suíças promovidas pela Associação Suíça do Traje Tradicional e o Festival Alphorn que acontece anualmente na cidade de Nendaz.

Sugiro ouvir no Youtube a música Sintonia Pastorella de Mozart  e Partia de Georg Druschetzky com a participação deste instrumento musical. Os links estão abaixo:



Minha sobrinha gravou duas senhoras Suíças no Monte Pilatus entoando o Canto Tirolês bem típico na região de Alpes Suíços. Compramos para o baby da família uma vaquinha suíça que entoa o mesmo som, aliás o souvenir que você vai encontrar muito são vaquinhas de todas as maneiras e os tradicionais sinos das vacas que você ouve mesmo quando está perto de algum pasto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário