25/01/2015

Monte Pilatus em Lucerna - Suíça



Um dos passeios que não pode faltar na Suíça é subir nas montanhas, seja no inverno com as pistas de esqui ou sol com vistas de perder o ar, e até mesmo eu que tenho "paura" de altura já encarei UMA vez. 

Na primeira vez que estivemos em Lucerna conhecemos o Monte  Klewenalp, subindo com teleférico até 1600 metros de altura junto com meu pânico,  e desta vez programamos subir o Monte Rigi considerada a Rainha das Montanhas de Lucerna, na Suíça. Neste post AQUI já contei como fazer a visita ou neste site http://www.rigi.ch/Home-en. 



Mas não encarei o Monte Pilatus por um motivo além da altura: a subida começa com um trem cremalheira considerado o mais íngreme do mundo com uma inclinação de 48%  em uma via de trilhos estreitos de 80 cm que percorrem quase 5 km, sete túneis e 23 pontes durante 35 minutos....eu contaria cada um destes minutos. hahahaha. O cume mais elevado fica a 2128 m, mas a estação de chegada do trem é a Pilatus Kulm a 2106 m. E como arquiteta fiz as contas e seria estar no topo de um prédio com mais ou menos 700 andares.....entenderam porque não fui? Confesso que não tive coragem de subir o Monte Pilatus e minha sobrinha foi sozinha porque eu estragaria o passeio. 





Mas para quem quiser encarar e não for boba como eu a dica é simples: compramos o bilhete em Lucerna na recepção do Hotel Scheizerhof que é bem conhecido e onde parte o trem city tour da cidade. Você não precisa estar hospedado para comprar os bilhetes e foi nosso caso, ficamos no Hotel Ameron Flora que recomendo porque é próximo da estação e na rua com vista da Ponte de Madeira Kapellbrucke. No Centro de Informações turísticas na Estação de Lucerna também vendem o bilhete.



O bilhete com custo médio de 100 francos Suíços inclui as 3 partes do roteiro que começa com o barco partindo do Píer na frente da estação de Lucerna até Alpnachstad ( 50 a 90 minutos), onde sai o bendito trem cremalheira até a estação de Pilatus Kulm ( 35 a 40 minutos). O retorno depois de apreciar a vista com o teleférico até Kriens ( 30 minutos)  e o ônibus até o ponto de partida ( 15 minutos ). Você pode fazer ao contrário também ou usar apenas o teleférico em Kriens para subir e descer se não quiser encarar o trem cremalheira.










O Monte Pilatus é fácil de ser identificado entre os Alpes na cidade de Lucerna  porque além de ser o mais alto, aparece nas fotos que tirar da Ponte Kapellbrucke. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário