07/03/2014

Café em São Paulo - Brasil




Depois do último post sobre café na Itália eu precisava comentar sobre o café em São Paulo e um dos lugares que gosto muito de frequentar pelo ambiente e variedade de produtos com esta bebida. Eu nunca fui muito amante de café, mas comecei a saborear mais e me interessar pelos diferentes tipos, depois dos cappuccinos que tomei quando morava na Itália. Um dos programas que fazemos com frequência é tomar café em alguma padaria pela manhã ou cafeteria no final da tarde. O Octávio é um dos nossos preferidos e a arquitetura é um edifício curvo no formato de um grão de café e inclinado para lembrar um funil ou xícara de café. As cores usadas também foram escolhidas dentro das tonalidades do ciclo de vida do café desde o grão verde ao grão torrado. O piso no interior é de madeira peroba rosa de demolição remetendo às fazendas cafeeiras, importantes na história de São Paulo. O café é de produção própria da região de Alta Mogiana  com raízes desde a década de 40.

O Café Octávio fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2996 - http://www.octaviocafe.com/





02/03/2014

Como pedir Café na Itália



Andiamo a Prendere un Caffè? ( Vamos tomar un Café? )

Tomar um café na Itália pode ser uma aventura ao paladar, isto porque existem vários tipos que atravessaram fronteiras, sendo comum encontrá-los em qualquer lugar, principalmente no Brasil. Mas nada melhor do que sentar-se em uma cafeteria perto de uma agradável praça com um autêntico cappuccino italiano mesmo pagando um pouco a mais. É que na Itália se você pedir no balcão é um preço e sentar-se e pedir na mesa é mais caro. 


Expresso é o mais comum encontrado em várias partes do mundo e geralmente com 30 ml. A espuma superior é a sua característica e indica a qualidade do café.

 


Ristretto - Café expresso extra forte e geralmente com 15 a 20 ml


Lungo - Café expresso com mais água e mais fraco do que o ristretto com 50 a 60ml 


Café Machiato é um expresso com espuma de leite que os mais criativos usam para apresentar lindas xícaras de café com desenhos na espuma.
 


Caffelatte - Café expresso ou Lungo coberto de leite cosido no vapor quente, é o nosso café com leite




Cappuccino - é um expresso de 30 ml com uma combinação de 50% de leite quente vaporizado e 50% de espuma de leite polvilhado com chocolate em pó. A espuma é mais grossa e a bebida tem mais leite do que o machiato. No Brasil é comum confundirem o cappuccino como uma bebida de café com chocolate, que na Itália chama-se Mocha.




Em todos os tipos de café você pode acrescentar um creme que na Itália chama-se Panna, seria compatível com o nosso chantily sobre o café. 




E ultimamente é muito comum aromatizar o café com especiarias como a canela em pau usada como colher para misturar a bebida, flores de aniz, folhas de hortelã, rodelas de laranja seca ou outros frutos, além dos acompanhamentos de mini biscoitos, mini chocolates, doses de licores , etc.




Algumas sobremesas à base de café são clássicas na Itália como o Affogato, uma taça de sorvete de creme com uma dose de expresso derramado por cima. Em alguns lugares o café pode ser substituído por um licor de café tipo Baileys ou Licor Frangélico e decoração com calda de caramelo ou chocolate.





Depois que você provar os diferentes tipos de café o seu paladar ficará muito mais apurado com esta bebida conhecida desde a Antiguidade.