27/12/2014

Mala de Inverno


Com a chegada do inverno no hemisfério Norte os-mails com perguntas sobre o tempo e o que levar na bagagem para quem está com programação de viagem aumentam . No marcador ao lado “Dicas de Viagem” já escrevi alguns posts sobre o assunto e sei que para algumas pessoas o frio pode atrapalhar muito a diversão, além de ficarem apavoradas em carregar uma mala cheia de casacos e blusas de lã. 



Não existem regras de como montar uma mala de inverno, mas planejar bem seus dias e o que levar pode ajudar a não carregar peso extra. Consulte antes da viagem em sites a Previsão do tempo  porque facilita a escolha do que levar. Isto me ajudou na última viagem durante a primavera porque planejei levar pouca roupa de frio, mas uma previsão de uma frente fria com chuva na primeira semana em Roma fez uma mudança nas minhas malas, acrescentei mais duas malhas e um casaco de chuva.

Considere que nos lugares de frio os ambientes fechados tem calefação e alguns deles até parece uma sauna de tão quente, portanto as combinações de roupas precisam ser em camadas, uma por cima da outra para retirar ou colocar quando necessário. Mas não exagere porque ficar carregando um monte de blusas e casacos durante o dia também é um tormento. Aproveitei para mostrar um exemplo com as fotos abaixo na cidade mais fria que já visitei em pleno inverno, Edimburgo na Escócia, mas não sou uma pessoa que sinto muito frio.


No Castelo de Edimburgo Escócia e muito vento gelado,
 mas protegida com chapéu de lã, luvas de couro forradas e casaco de nylon
 forrado com pluma sobre malha de lã e segunda pele.

No mesmo dia e no interior do Castelo de Edimburgo - Escócia
 aquecendo com uma xícara de chocolate quente e livre dos casacos, chapéu e luvas
no ambiente interno e com calefação


As extremidades do corpo cobertas e aquecidas é a base para manter você confortável do frio e isto inclui gorros na cabeça, luvas nas mãos, meias, solas de borracha nos sapatos e cachecol no pescoço. Prefira tecidos sem a composição de fibras sintéticas que não aquecem.
Recomendo começar com uma base de blusa “Segunda Pele” que não ocupam espaço na mala e não são pesadas, mas não é preciso levar uma para cada dia porque é fininha e se lavar à noite e deixar próximo ao aquecimento do hotel estarão secos pela manhã. Outra opção é uma Blusa Térmica encontrada em lojas de esportes e que ajudam a manter a temperatura do corpo. Por cima uma malha de lã fina de gola alta ou redonda porque ficam mais confortáveis e não são muito volumosas no corpo e na mala. E para finalizar um Sobretudo de lã ou Casaco de Nylon. Se ainda estiver com frio acrescente um casaco tipo fleece com zíper ou colete por baixo do sobretudo.

Blusa Térmica

Fleece

Malha de lã

Geralmente levo apenas dois casacos, um curto e um longo e também duas botas, uma de cano curto e outra de cano longo, mas isto depende do destino e da programação da viagem. As botas com solado antiderrapante e solas de borracha também ajudam em longas caminhadas e principalmente não escorregar na neve. As marcas Ugg e Timberland são confortáveis para o inverno.






As extremidades aquecidas ajudam na sensação de conforto durante o frio, e assim como sapatos é importante escolher boas luvas porque se forem apenas bonitinhas não ajudarão muito. Elas precisam esquentar suas mãos sendo em lã ou forradas para cortar o vento frio . Para aquecer o pescoço pashimina de inverno e por último um gorro de lã que cubra as orelhas do vento.
Procurar estar bem agasalhada não significa colocar o guarda-roupa em cima de você e levar roupas volumosas e pesadas, basta planejar e escolher uma cor básica para as malhas que combinem com tudo e investir em acessórios diferentes como cachecol e gorro que não ocupam espaço na mala.




Nenhum comentário:

Postar um comentário