22/10/2014

San Gimignano - Itália





San Gimignano é uma cidade que pode ser visitada partindo de Firenze  e com ônibus saindo da Estação Rodoviária ao lado da  Stazione Santa Maria Novella. Os tickets podem ser comprados antecipadamente ou na hora do embarque. Algumas pessoas combinam o passeio a Siena com San Gimignano, mas se tiver tempo faça em dias diferentes para aproveitar melhor o que cada uma tem a oferecer. O melhor quando se viaja para a Itália é aproveitar o "dolce fa niente", sentar em uma praça para admirar a paisagem e as pessoas que circulam, beber uma boa taça de vinho com uma brusqueta, queijo ou qualquer outro produto típico.Se fizer as duas cidades em um dia como eu fiz da primeira vez, chegará em San Gimignano no final da tarde perdendo a visita de alguns lugares que estarão fechados, principalmente no inverno onde anoitece por volta das quatro da tarde e perderá a incrível vista do alto da cidade para o entorno. Mas se não tiver tempo pode combinar Siena com San Giminiano no mesmo dia, com distância média entre elas de 40 Km e cerca de 50 minutos. Prepare as pernas porque Siena é cheia de altos e baixos e San Gimignano fica no alto de uma colina com uma arquitetura e muros medievais preservados, o que significa algumas ladeiras acima.



Também conhecida como " Cidades das Torres " preserva atualmente 14 Casas Torres, edificações típicas da Idade Média que eram usadas como moradia. As Vias San Matteo e Via San Giovanni atravessam a cidade, e no centro ficam as Praças do Duomo, Piazza Pecori , Piazza delle Erbe e a minha preferida Piazza della Cisterna com um poço de água bem no centro que parece ter saído de um livro de fábulas infantil.

Duomo

Afrescos do Duomo


Piazza della Cisterna


Não consigo falar de San Giminiano sem lembrar do filme filmado nesta cidade : " Chá com Mussolini ", de 1999 que conta o drama de senhoras inglesas e americanas expatriadas na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Os afrescos que as mulheres salvam de serem destruídos estão dentro do Duomo da cidade. Minha irmã me deu o DVD assim que comentei sobre a minha visita nesta cidade e meu encantamento pelo lugar.Ela já morou na Itália....quase casou com um italiano e sabe muito mais do que eu.



E para completar ainda mais a beleza do lugar e do passeio pela cidade é preciso provar o VInho Vernaccia de San Gimignano, feito com a uva vernaccia produzida na região e considerado um dos melhores vinhos brancos da Itália. Foi o primeiro a receber a Denominação de Origem Controlada DOC e hoje é um DOCG, que significa Denominação de Origem Controlada e Garantida.












Nenhum comentário:

Postar um comentário