19/10/2014

Jantar Internacional e karaokê em Camerino - Itália

Durante o curso na Escola Dante Alighieri em Camerino na Itália, vários passeios e atividades inclusos e outros opcionais estão programados, além de outros que você acaba fazendo com amigos novos que faz por lá, como os encontros no Bar Centrale da Piazza Cavour, jantares nos restaurantes espalhados pela cidade ou nos apartamentos , etc. E não podemos esquecer o horário das aulas e o tempo para fazer as lições, entrar em contato com a família no Brasil com diferença de fuso horário e cuidar da sua roupa e a casa que está usando neste período que fazem os trinta dias do curso ser bastante movimentado. Mas duas atividades entre tantas são muito divertidas porque envolve todos os alunos : O Karaokê e o Jantar Internacional organizado pela Escola com a participação dos professores.



O Karaokê começa com uma música escolhida em classe com seu professor e ensaiada algumas vezes. A noite de apresentação de todas as classes é um evento animado de muitas risadas que começa com os professores cantando juntos, depois cada classe apresenta sua música, terminando com uma canção típica por país. Não precisa comentar que a noitada só começa com o Karaokê e termina na casa de alguém ou no Bar Centrale.












O Jantar Internacional  agrupa os alunos por países que precisam preparar um prato típico e apresentar para um Juri explicando sobre a receita e os ingredientes. Tudo começa na preparação do prato e na elaboração do cartaz. Cada grupo escolhe um aluno que fará a apresentação em italiano, depois a degustação para todos e pizza fornecida pela escola, terminando com a premiação dos pratos e cartazes. Os prêmios são simbólicos com vinhos, pacotes de massas , etc. E preciso comentar que nosso grupo venceu o primeiro lugar com uma Torta de Banana deliciosa preparada pela nossa amiga virtual aqui do Blog Teresa que virou Real quando nos encontramos em Camerino. Ela sabe tanto do assunto e de como comer bem que já escreveu um post a meu convite que está neste link AQUI.


Com os terremotos ocorridos em 2016 na Itália, a cidade de Camerino ficou bastante danificada e está em trabalhos de recuperação. A Escola Dante Alighieri está com a mesma estrutura e carinho de sempre na cidade de Recanati, muito parecida com Camerico e seu borgo medieval, apenas 10 km das praias de Porto Recanati no Mar Adriático.
Veja mais informações neste post:

4 comentários:

  1. Anônimo25/1/15

    Ei Nidia! Que delícia de blog. Estou lendo tudinho. Sou de minas e iremos, meu marido e eu, para Camerino em julho/2015. Seus textos tem ajudado bastante nessa preparação da viagem! Te agradeço muito por isso. Agora, comentando sobre uma das fotos que postou acima: tá escrito tapioca numa das mesas de comida brasileira? É isso mesmo?
    Dá pra conseguir tapioca nos mercados lá? Li sobre esta atividade de preparação de pratos típicos e logo pensei na dificuldade de se encontrar produtos que sejam mais a cara do Brasil tipo polvilho, mandioca, feijão... Como é isso, pode explicar? No mais, aguardo ansiosa a data da minha partida pra Scuola.
    Grande abraço e obrigada
    Gisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisa. Não encontramos estes produtos típicos brasileiros por lá. O pessoal que já sabe desta festa acaba levando do Brasil. Já vi levarem de tudo: pinga, feijão preto e até latas de leite condensado porque lá não tem, assim como leite de coco, coco ralado, goiabada, guaraná, etc.

      Excluir
  2. Anônimo25/1/15

    Sério? Levam daqui do Brasil? Nós brasileiros somos muito dedicados mesmo.
    Obrigada pela resposta.
    Gisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe muito porque é apenas uma maneira de interação entre os alunos e não precisa fazer nenhum banquete.rsrsrs.

      Excluir