29/09/2014

Sabores Napolitanos : Sartu di Riso - Itália



A pizza Marguerita que comentamos no post anterior é o primeiro prato que lembramos quando falamos de gastronomia napolitana, mas a culinária é muito mais rica devido a influência de vários povos que fizeram parte desta região como os gregos, romanos, franceses e espanhóis. O "TImbale de Arroz" ou  " Sartu di Riso", uma expressão italiana do francês "sour tout ", que significa " por cima de tudo", é um prato de inspiração francesa que nasceu em Nápoles durante o reinado dos Bourbon. Com versões e receitas variadas, dividem-se em "Rosso - vermelhos" com molho de tomate e " Bianco-Brancos" sem os tomates. 

Sargu Rosso

Sargu Bianco


O primeiro passo é fazer um molho de tomate para a versão "Rosso" e utilizar como água para cozinhar o arroz. Na versão "Bianco" o arroz é cosido de forma tradicional apenas com água. O ponto de cosimento do arroz deve ser ao dente porque ficará no forno alguns minutos na finalização do prato. Após o cosimento, retire da panela e deixe esfriar completamente em um refratário  para adicionar um ovo para cada 150 a 200 gramas de arroz, queijo parmesão ralado e salsa picada.



O recheio pode ser pequenas almôndegas de carne moída, ervilhas, milho, frango desfiado, salsichas de molho, miúdos, funghi, etc. Por este motivo encontramos muitas receitas deste prato com recheios variados. Com a base de arroz e o recheio pronto é hora da montagem do sartu. Escolha uma forma e unte com manteiga ou como na receita original com banha de porco, depois polvilhe com farinha de rosca ou pão torrado moído temperado com alho, sal e salsa. Forre o fundo e as laterais com a mistura de arroz deixando o miolo livre para receber o recheio e espessura para não desmoronar depois de pronto. Adicione o recheio começando com uma cobertura de mussarela. Termine com uma camada de arroz para fechamento do Sartu, polvilhe mais farinha de rosca e pedaços de manteiga. Leve ao forno por 30 minutos a 180 graus ou até o topo da forma dourar. Espere alguns minutos para desenformar sobre um prato. Podem ser feitos em porções pequenas para servir individualmente e decorados com ramos de manjericão ou acompanhados de uma porção extra de molho de tomate.






Nenhum comentário:

Postar um comentário