12/09/2014

Loreto - Itália



Loreto é uma cidade na região de Marche na província de Ancona e famosa pela Basílica da Santa Casa, que segundo a tradição foi residência da Sagrada Família de Nazaré, onde a Virgem Maria nasceu e recebeu o anúncio do Arcanjo Gabriel sobre o nascimento de Jesus. Mas vocês devem estar fazendo a mesma pergunta que eu quando soube : Mas a Virgem Maria nasceu na Itália? Claro que a resposta é não, e a história relata que quando os lugares santos foram ameaços pelos muçulmanos, a casa que era de pedra foi desmontada de Nazaré e levada inicialmente para a Croácia e depois para Loreto. Outra  história conta que a casa foi transportada pelos anjos, mas o Vaticano menciona uma família Bizantina chamada De Angelis que teria salvo a casa da destruição muçulmana e transportado o material em navio chegando ao Mar Adriático e Loreto. Talvez tenha sido este erro de interpretação do nome da família De Angelis para anjos para justificar a origem da casa ter sido transportada pelo ar pelos anjos, apesar de que existe uma corrente que acredita e comprova cientificamente, mas isto deixo para cada um pensar.




A casa foi descoberta pela mãe do Imperador Romano Constantino que se converteu ao cristianismo e ajudou o filho a dar liberdade aos cristãos que eram perseguidos por sua fé. Ela visitou a Terra Santa para conhecer os locais da vida de Jesus descobrindo a Santa Casa, o local do Santo Sepulcro e a cruz onde Jesus foi crucificado e que parte dela está na Igreja da Santa Cruz de Jerusalém, em Roma. Nos locais santos mandou construir uma capela e durante a Idade Média os Cavaleiros Templários da Europa tinham como missão a defesa da Terra Santa na Palestina dos ataques de muçulmanos que destruíram grande parte dos lugares sagrados. Muitos artefatos deste período foram para Igrejas da Europa e principalmente da Itália e Roma para serem preservados dos ataques.








A origem do  nome da cidade  também tem várias versões, uma delas é que a casa foi colocada sobre uma colina coberta com plantação de louros, do latim Laurus Lauretum e portanto conhecida posteriormente por Loreto.



A Basílica foi construída para a brigar a Santa Casa pelo bispo Recanati Nicholas de Astis, em 1468 e a fachada durante o pontificado de Sisto V que tem uma escultura na fachada. A arquitetura é gótica italiana e teve a participação de vários arquitetos e artistas, inclusive Bramante. O interior é ricamente decorado com painéis e mosaicos, mas a principal atração é a Casa da Sagrada Família que foi envolta em um outro monumento em pedra. Os visitantes podem entrar no interior da casa onde foi montado um altar com a imagem da Virgem negra com o menino Jesus.




A cidade de Loreto fica a 283 Km de Roma, 30 Km de Ancona, 147 Km de Assis e 9 Km de Porto Recanati. A melhor maneira de chegar é com trem consultando o site www.trenitalia.it , e Ancona é o aeroporto mais próximo. Para hospedagem caso queira ficar mais dias e aproveitar as praias próximas, recomendo a cidade de Porto Recanati que é mais movimentada e já comentei AQUI




2 comentários: