21/08/2014

Serrapetrona, Lago Caccamo e Belforte del Chienti na Itália




Já comentei neste post AQUI  sobre como conheci Serrapetrona, uma pequena cidade a 30 Km de Camerino com o melhor vinho que provei na vida. Na última viagem descobri um pouco mais sobre a Vernaccia de Serrapetrona DOCG, e lógico comprei várias garrafas. A produção é rigorosamente controlada por lei, aprovada por inspetores do governo antes do engarrafamento com um selo de numeração na cápsula do pescoço da garrafa. Outra exigência para ser um autêntico Vernaccia de Serrapetrona é ser produzido com um mínimo de 85% da uva Vernaccia Nera, mas a Vinícola que mais gosto Alberto Quacquarini usa 100%. O processo começa com a colheita das uvas em meados de outubro até início de novembro, metade das uvas é colocada em fermentação tradicional e a outra metade é pendurada para secar até final de fevereiro, quando estão como uma passa seca, e misturadas com a outra parte. Depois de alguns meses o vinho é transferido para tanques pressurizados onde passam por fermentação antes do engarrafamento. O resultado é um vinho espumante tinto, raro e único no mundo.




http://www.quacquarini.it/

O Vernaccia de Serrapetrona na versão doce acompanha sobremesas e bolos secos, e na versão seca acompanha queijos, salames, carpaccio de carne e massas .
A Vinicola Alberto Quacquarini também desenvolve a Grappa de Vernaccia na versão normal e Passita com 42% de teor alcoólico, e outros vinhos como o Colli della Serra com 25% de cada uva: Vernaccia, Sangiovese, Merlot e Cabernet; Serrapetrona DOC; Verdicchio Branco, etc.  






Outras delícias que eles produzem são os torrones, biscoitos, chocolates e o meu preferido Nocciolato Pralinato:


Antes de chegar à cidade de Serrapetrona passa-se pelo Lago Caccamo ou Borgiano, criado em 1954  no represamento do Rio Chienti para produzir eletricidade. A pequena vila de Caccamo faz parte de Serrapetrona e além das atividades de pesca, passeios de barco e banhos, uma feira de produtos típicos aos domingos,vários restaurantes como o recomendado Osteria Sul Lago com mesas na parte externa e o Hotel Miralago em suas margens permitindo uma bela visão do lago.




Outra cidade próxima é Caldarola que já comentei neste post AQUI e Belforte del Chienti que  ficam a 2 Km do Lago Caccamo e 9 de Serrapetrona. Belforte del Chienti  significa " Bela fortaleza", um castelo que foi construído no século XII. A antiga vila fica no alto da colina com muralhas, ruas medievais e o Arco da Porta de Santa Lucia.A Igreja de São Eustace padroeiro da cidade, tem um retábulo do artista João Boccati, pintado em 1468, um trabalho com moldura de madeira dourada painéis de impressionante beleza.





Esta é uma sugestão de passeio partindo de Camerino que pode ser feita com o aluguel de um carro ou contratando um taxi para passar o dia. Na Piazza Cavour de Camerino  tem um ponto de taxi e a contratação pode ser feita diretamente com o motorista acertando preço e horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário