04/07/2014

Um clássico italiano: Massa Carbonara







Este post inaugura mais um marcador ao lado com " Receitas e Sabores do Mundo", isto porque acabei de chegar mais uma vez da Itália que sempre me inspirou na Culinária e agora quero compartilhar o que aprendi aqui no blog. Além de experimentar várias delícias pela viagem, comprei livros e revistas de receitas para fazer em casa. Nunca fui amante da cozinha,  histórias engraçadas das minhas aventuras gastronômicas e sempre fui piada na família quando tinha que cozinhar nos eventos como Natal, Páscoa, etc. Mas a Itália é bem como o livro e filme "Comer, Rezar e Amar", e quem já leu ou assistiu  sabe que a parte " Comer ", tem como pano de fundo nossa Itália. Aprendi a gostar, comer uma boa comida feita em casa com temperos caseiros e odeio fast-food em praças de alimentação de shopping.

Inauguramos o novo Marcador do blog com o Spaguetti  a Carbonara, que também pode ser feito com qualquer outra massa. É um prato clássico na culinária italiana de origens desconhecidas, alguns acreditam que o nome vem da palavra carvão em italiano por nascer entre trabalhadores de usinas de carvão e outros devido a pimenta do reino salpicada por cima do prato como finalização. Na Itália, em alguns restaurantes é comum salpicar  pimenta do reino na finalização do prato e se não gostar como eu, é melhor solicitar antes a retirada da pimenta. 
A receita original é de Roma, apesar de existir outras versões pela Itália e  mundo, na Piazza dei Fiori  fica o Restaurante " La Carbonara ", considerado um dos melhores a servir a Pasta Carbonara em Roma. Comentei neste post LINK AQUI 

Ingredientes:
300 gramas de Pancheta picada feita da bochecha do porco (para substituir pode usar o bacon)
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
500 gramas de massa (spaguetti ou outra de sua preferência)
3 ovos
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado 
3 colheres de sopa de queijo pecorino ralado
Pimenta do reino e Sal a gosto

Modo de Preparo:
Coloque o azeite em uma panela e doure o alho amassado e a pancheta. Junte a massa cozida e escorrida. Em uma travessa misture os ovos inteiros batendo bem com os queijos, o sal, pimenta e junte a mistura ao macarrão.


Esta é a receita original, mas como gosto de bastante molho acrescento um pouco de leite e mais queijo. A dica  é não  deixar a panela no fogo após jogar o ovo que deve cozinhar com o calor da massa e ficar ligeiramente mole. Se preferir pode acrescentar no final creme de leite ou nata, uma versão americana da receita. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário