20/07/2014

Restaurantes e Alimentação em Camerino - Itália

A possibilidade de ficar um mês em uma cidade na Itália como Camerino e ter uma cozinha à disposição no seu apartamento com muitos amigos e produtos deliciosos , foram um convite à degustação e horas de prazer. Com  um supermercado grande um pouco mais distante do centro histórico, mas fácil de chegar a menos de cinco minutos caminhando ( a subida na volta é um pouco cruel se tiver sacolas pesadas) ou com ônibus na Piazza Cavour ou terminal, e pequenos mercados e lojas de alimentação com venda de queijos, carne, frios e tudo o que precisar, não foi difícil cuidar da alimentação.





Como fizemos a opção de participar de todas as visitas inclusas e as opcionais do curso na Escola Dante Alighieri de Camerino e queríamos ter tempo para aproveitar a cidade almoçamos todos os dias ao lado da Escola no Hotel e Restaurante Roma. Em maio de 2014 o Menu completo custava 10 euros com desconto para os alunos da Escola Dante Alighieri, mas como era muita comida pedíamos apenas um prato, vinho e sobremesa com custo médio de 6 a 8 euros.Á noite preparávamos alguma coisa simples em conjunto no apartamento ou saímos para comer um pedaço de pizza e em outras vezes fomos aos Restaurantes porque não é muito caro comer fora em uma cidade universitária. Os preços abaixo são de maio de 2014 e podem ser diferentes em outros meses dependendo da estação.


Restaurante Roma ao lado da Escola Dante Alighieri

Frango com Molho de Aceto, Rúcula e Queijo Parmesão - 6 euros - Restaurante Roma

Panna Cota com frutas vermelhas - 3 euros  - Restaurante Roma

Pizza ao pedaço de batata e alecrim - 1,30 euros 

Salada feita em casa com menos de cinco euros

Jantar em Casa : sempre uma comemoração
  
Vinho Branco Verdicchio dei Castelli di Jesi típico da região

Estudando com lanchinhos feitos em casa


Na Piazza Cavour fica o Bar Centrale com mesas na parte externa nos meses mais quentes e o nosso ponto de encontro  para os finais de noite tomar um vinho com aperitivos ou um café com bolo à tarde.









O Restaurante da Rocca Borgia é o meu preferido em Camerino e as massas com tartufo são divinas, além de o ambiente ser todo em pedra e bem aconchegante. Outro é o Apogeu com pizzas e um nhoque delicioso. Todos ficam no centro histórico de Camerino e a poucos passos das residências dos estudantes.

Restaurante Rocca Borgia

Restaurante Rocca Borgia

Restaurante Rocca Borgia

Restaurante Rocca Borgia

Massa ao Tartufo - Restaurante Roca Borgia

Sorvete ao chocolate Bacci de Perugia - Restaurante Rocca Borgia

Pizza do Restaurante Apogeu 

Cardápio de Pizzas Restaurante Apogeu 
Nhoque  ao Tartufo do Restaurante Apogeu




A Escola programou um jantar opcional no Villa Fornari e foi um dos melhores momentos em Camerino com custo de vinte euros e tudo incluso. O local fica um pouco afastado do centro, mas uma van do próprio restaurante faz o transfer de clientes, e a vista da cidade de longe foi um brinde junto com a entrada de prosseco com suco de laranja vermelha que estava uma delícia. Depois o primo piatto com uma massa e o secondo piato uma carne com batatas assadas com alecrim acompanhados dos vinhos típicos da Região: o Branco Verdichio de Matelica e o Tinto Rosso Piceno. Para finalizar as sobremesas italianas Tiramissú e Pana Cota.













A cidade tem outras opções como o Café Concerto , Bar K2 com lanches e aperitivos, o Asterix com as melhores Olives Ascolanas ( veja  AQUI ),  e outros espalhados pela cidade. A Bebida mais famosa por lá é o Spritz, uma mistura de Aperol, Prosseco e água com gás decorada com uma fatia de laranja.




Asterix


Olive Ascolana
No Restaurante do Noé tem Karaokê algumas noites da semana e também ponto de encontro  dos alunos com a  animação da música. Particularmente não é o meu preferido em relação à comida italiana, mas tem uma boa opção de saladas para quem busca algo menos calórico.


Restaurante Noé

Restaurante Noé

Restaurante Noé

Um pouco escondido, mas com uma comida deliciosa é o Restaurante Vicoletto que fica perto do Noé em uma rua bem estreita de Camerino, quase como um beco. O pão com azeite e alecrim de entrada e o Tiramissú de morango, bem diferente do tradicional foram os meus preferidos.



 



E para os amantes de doces e chocolates a Loja Cristal bem pertinho da escola é uma tentação com muitas opções e venda exclusiva do Torrone de Camerino, uma especialidade local . A loja também vende vinhos, objetos de decoração  e monta cestas de presentes. E ainda para quem gosta de doce o famoso sorvete italiano imperdível no Hotel I Duchi e a doceria que fica antes da entrada na Rocca Borgia.






Na escola Dante Alighieri tem uma máquina que vende café, chocolate e outra com água, refrigerantes, doces e salgados. Na frente da escola também tem um café muito bom e uma outra loja que vende pães e biscoitos. A recomendação da escola é considerar um mínimo de 80 euros por semana para alimentação.



Com os terremotos ocorridos em 2016 na Itália, a cidade de Camerino ficou bastante danificada e está em trabalhos de recuperação. A Escola Dante Alighieri está com a mesma estrutura e carinho de sempre na cidade de Recanati, muito parecida com Camerico e seu borgo medieval, apenas 10 km das praias de Porto Recanati no Mar Adriático.
Veja mais informações neste post:

11 comentários:

  1. Maravilhoso post. Era tudo que eu precisava saber sobre alimentação em Camerino. Além de poder preparar a própria comida nos apartamentos, ainda tem excelentes opções de comidas econômicas em restaurantes!Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Estou indo passar 4 semanas no final do mês que vem, e lendo o seu post, pude tirar a dúvida de quanto em média eu gastaria com alimentação. Foi muito útil, desde já te agradeço.
    Outra dúvida, você já esteve aí no outono, sabe me dizer a respeito do clima?
    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J.Frank, obrigada pela visita. O clima ultimamente está maluco mas se houver alguma variação muito grande a escola avisa com antecedência. Em geral outono ainda é quente começando a esfriar apenas à noite. Camerino sempre é um pouco mais frio porque fica em área de montanhas.

      Excluir
  3. silvia31/10/14

    Que Blog incrível!!! A-M-E-I tudo aqui! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, obrigada pela visita e passe sempre. Bjs. Nidia

      Excluir
  4. Passei o mês de julho/2015 fazendo o curso na Dante e relembrar essa delícia de cidade pela sua descrição confesso que bateu uma saudade imensa. Amei Camerino!! Obrigada por esse momento, bjos

    ResponderExcluir
  5. Passei o mês de julho/2015 fazendo o curso na Dante e relembrar essa delícia de cidade pela sua descrição confesso que bateu uma saudade imensa. Amei Camerino!! Obrigada por esse momento, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calzavara, acabei de chegar do curso de italiano com gastronomia e adorei. Escreverei em seguida aqui no blog.

      Excluir
  6. Anônimo4/1/17

    amei o blog e as dicas. Farei o curso em julho /17.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso este ano será em Recanati que também é uma bela cidade muito parecida com Camerino.

      Excluir