24/06/2014

Uma sugestão de passeio em Roma aos domingos

Roma é sempre lotada de turistas, e nos últimos anos a Itália e Europa como um todo com muitos imigrantes que fugiram de conflitos recentes em seus países, mas aos domingos fica ainda mais insuportável de pessoas. Isto porque a popularidade do atual Papa Francisco aumentou a presença de fiéis que visitam Roma para a benção papal que acontece aos domingos na Piazza do Vaticano. E nas duas últimas vezes que estive na cidade havia uma maratona que complicava ainda mais o trânsito e a visita.


Uma sugestão de roteiro básico para aproveitar o domingo em Roma começa na visita interna ao Palácio Quirinale que foi residência papal, e em 1870, tornou-se Palácio dos Reis da Itália, e depois em 1946, a sede do Governo da Itália e residência oficial do Presidente da República. A fachada é do arquiteto Domenico Fontana, a Capela e entrada principal de Carlo Maderno e a longa ala interna que percorre a Via Qurinale de Gian Lorenzo Bernini. As visitas são permitidas apenas aos domingos das 8h30 às 12h00 com duração de 60 minutos e o bilhete custa 5 euros. No site http://www.quirinale.it/. você encontra todas as informações e os dias que as visitas não são permitidas. ( Em 2014: 5 de janeiro, 20 de abril, 1 junho, 2 novembro, 14, 21 e 28 dezembro; e os domingos no período de 22 de junho a 7 de setembro.


O Palácio fica muito próximo da Fontana de Trevi, e pode-se chegar deste ponto à pé ou descer na estação de metro Republica ou Barberini e caminhar pela Via Quirinale, onde fica também a Igreja em estilo barroco Sant Andrea Quirinale projetada por Bernini. A planta da Igreja tem formato oval e altar iluminado por uma fonte de luz oculta, criando um efeito teatral, como era típico nos trabalhos de Bernini.





Caminhando na mesma Via Quirinale e no cruzamento com a Via delle Quatro Fontane, fica a Igreja San Carlino e uma fonte em cada esquina. As fontes foram encomendadas pelo Papa Sisto V, cuja estátua fica no centro da Piazza Cavour, em Camerino onde estudei. Elas significam : Rio Tibre como símbolo de Roma, Rio Arno como símbolo de Florença que foi capital da Itália, a Deusa Diana como símbolo da castidade e a Deusa Juno como símbolo da força. Como curiosidade este cruzamento é o centro de uma cruz imaginária, onde na ponta superior ao Sul fica o Palácio Quirinale (na ocasião sede Papal e cabeça da Igreja), na ponta inferior ao Norte a Porta Pia, antiga Porta Nomentana do Muro de Aureliano que protegia a cidade e foi reformulada por Michelangelo. Nas pontas laterais e assim como as posições do Norte e Sul, possíveis de avistar quando estiver no centro do cruzamento das quatro fontes: O Obelisco da Igreja Santa Maria Maggiore a leste e o Obelisco Salustiano de Trinitá dei Monte das escadarias da Piazza Spagna a Oeste.

Fonte Rio Tibre 

Fonte da Deusa Diana 

Fonte Rio Arno 

Fonte do Deus Juno

Caminhando mais um pouco pela Via Quirinale até a Via Vittorio Emanuele e próximo ao metro Republica, fica a Igreja Santa Maria Della Vitória  com um dos trabalhos mais bonitos de Bernini, o extâse de Santa Teresa. Aberta das 7h00 às 12h30 e das 15h30 às 19h00. Esta escultura barroca de Bernini representa a experiência mística de Santa Teresa de Ávila e o amor divino de um anjo. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e a organização do espaço como um cenário teatral. 




Se você programar a visita ao Palácio Quirinale logo no primeiro horário de abertura terá tempo de visitar as atrações acima e pegar o metro na Piazza Republica para ver a Benção Papal no Vaticano ao meio dia. Basta pegar a direção Battistini da linha vermelha e descer na Estação Ottaviano-San Pietro. Na estação terá placas direcionado a caminhada até a Piazza S.Pietro pela Via Ottaviano com aproximadamente quatro quadras. No entorno desta estação é uma área com muitas lojas e excelente para compras. Á tarde você poderá visitar com calma a Basílica de S. Pietro e a minha paixão: Pietá de Michelangelo. 



Como sugestão para tomar um lanche recomendo a Paneria Duocentogradi, na Piazza Ressurgimento ( no mapa acima fica entre a estação e a Piazza S. Pietro). oferecem vários tipos de combinações para você montar um lanche. E bem ao lado fica a Gelateria Old Bridge com muita fila porque o sorvete deles é muito bom. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário