10/06/2014

Palio de Siena - Itália






Viajar para a Itália é sempre uma descoberta de uma maneira de viver que os italianos sabem fazer muito bem, mas se conseguir participar de alguma festa tradicional será ainda melhor. O Palio de Siena é uma destas festas  para conhecer a paixão dos italianos por suas raízes e tradições. Acontece em  Siena em duas datas:  dia 2 de julho, chamado Palio de Provenzano em homenagem a Madonna di Provenzano e 16 de agosto como Palio da Assunta em homenagem a Madonna de Assunta. Uma multidão de pessoas  cobre a Piazza del Campo com uma corrida de cavalos que dura pouco tempo, mas envolve toda a cidade e paixão da vida dos moradores.




Tudo começa no dia 1º de Dezembro, no aniversário de Sant´Ansano, o padroeiro de Siena e termina na primavera com o sorteio dos dez distritos que participam na corrida. Existem ao todo 17  distritos históricos dentro dos muros medievais chamados de contradas e apenas 10 participam do Palio, sendo escolhidos a cada ano os sete que não participaram do ano anterior e sorteados os outros para completar.

No final de abril até meados de setembro, cada distrito celebra usando os enfeites históricos, estandartes, tambores e bandeiras nas ruas. A tradição e muito forte entre os moradores que não trocam de distrito permanecendo no mesmo lugar sem mudar para outro, podem até mudar de residência, mas dentro do seu distrito de nascença. Esta tradição em Siena para uma pessoa como eu que adorou estudar a história das cidades na faculdade e como o urbanismo e seus fatores implicam na formação de um indivíduo, é sem dúvida muito interessante e não consigo enxergar apenas como uma corrida de cavalos.







Para quem visitar a Siena durante o evento recomendo chegar 4 a cinco dias antes da data para participar dos preparativos, dos cortejos e sentir a emoção até a corrida final. Para assistir ao Palio não é necessário pagar, mas para obter uma melhor visualização os proprietários do comércio e hotéis no entorno da praça cobram para você assistir de suas sacadas e é acertado diretamente com eles com preços nada convidativos. Lembrando que neste período do ano faz muito calor na Itália, portanto é melhor estar preparado com chapéu e roupas leves para ficar muito tempo em pé e no sol. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário