08/10/2013

Dicas de Ushuaia - Argentina



Pouso em Ushuaia....
Antes da viagem procurei informações na internet e alguns blogs comentaram sobre a turbulência no pouso do avião em Ushuaia. Preciso comentar que realmente tem um pouco de turbulência, mas não é nenhum bicho de sete cabeças e perfeitamente normal devido aos ventos nesta região. Não se assuste porque é bem passageiro e nada que derrube o avião, aproveite o visual deslumbrante da cordilheira com os picos cobertos de neve e pense em um passeio com emoção como os bugues nas dunas de natal que te perguntam " com ou sem emoção".

Do aeroporto até a cidade....
Após chegar em Ushuaia, o Aeroporto com estrutura de madeira e grandes paredes de vidro inclinado chama a atenção pela iluminação natural. O melhor meio de sair do aeroporto até a cidade é o taxi com média de 50 pesos ou 10 doláres em setembro 2013. 


Escolhendo hotel...
Para escolher o hotel recomendo ficar próximo da Avenida San Martin, a principal e onde a maioria do comércio e restaurantes ficam. Mas uma quadra para cima ou para baixo da avenida, o terreno é bem inclinado. Se o hotel ficar a duas quadras como o nosso, será pouco trajeto para pegar um taxi e um esforço grande para subir uma ladeira bem íngreme. Escolhemos o Alto Andino no site da www.booking.com, e não recomendo porque além da ladeira até a avenida San Martin , eles não cumpriram com a confirmação da nossa reserva e tivemos problemas logo na chegada. Outro ponto é que o Café da Manhã é bem fraco pelo que cobram a diária, além de não ter serviço de refeição, limitando-se a servirem um tipo de lanche à noite e com horário restrito. Em resumo uma diária no Alto Andino de quase duzentos dólares é muito para pouco serviço, atendimento e respeito com o cliente.








Passeios na cidade e Canal de Beagle...
Na Avenida San Martin e esquina com a Rua Juana Fadúl, fica o Centro de Turismo onde você carimba o seu passaporte com o selo da cidade de Ushuaia e pega todas as informações de pacotes, passeios, etc.  Saindo do Centro de Turismo e a poucos passos até o Porto, fica a famosa placa escrita Ushuaia - O Fim do Mundo. E de lá também que partem barcos para passeio no Canal de Beagle para ver os animais marinhos como pinguim,etc. Consulte o site de turismo da cidade para saber quais animais poderá ver dependendo da estação do ano porque eles migram e não estão lá esperando  nossa foto. 





Compras em Ushuaia...
As lojas da cidade são livres de imposto, mas não achei os preços muito convidativos e retornarmos sem comprar nada. Estava focada em comprar um casaco da North Face, a melhor marca para enfrentar ventos gelados e achei que lá seria uma boa opção por ser livre de impostos, mas o mesmo casaco que no Brasil custa em média R$ 800,00 e nos Estados Unidos 300 dólares, custava em Ushuaia 3600 pesos ou  600 dólares. Mas para quem quiser pesquisar e tentar fazer compras, as lojas North Face e Popper Store são as melhores na Avenida San Martin na altura dos números 600-700. A maior loja é a Atlantico Sur Duty Free Shop que também fica na Av. San martin 627. Fique atento com os horários porque a maioria das lojas fecham no horário do almoço e reabrem no final da tarde. Aos domingos é tudo fechado, e apenas algumas abrem após as duas horas. Muito pertinho do centro e pegando um taxi você chega no Shopping Paseo del Fuego, com supermercado La Anonima, lojas, Praça de Alimentação com uma vista linda do canal e das montanhas do entorno. Fica na Avenida Perito Moreno, 1460 e funciona das 10h00 às 22h00. 




http://paseodelfuego.com.ar

Alimentação...
Meu marido adora assistir a série na televisão chamada de “ Pesca Mortal” onde bravos pescadores saem em busca do King Crab nas águas do Alasca. Quando comentei com ele que também encontraríamos o King Crab em Ushuaia ele não acreditou. Eu já havia conhecido em São Francisco e no famoso Red Lobster de Miami, mas não poderia deixar de conhecer e provar o King Crab das águas geladas da Patagônia. O  Restaurante Tia Elvira é recomendado para comer a especialidade local : Centolla, o Carangueijo Gigante das águas profundas e geladas da Patagônia, mas como a Lan Chile alterou nossos voos e já havíamos reservas em El calafate, ficamos apenas um dia em Ushuaia, e justamente no domingo onde tudo estava fechado, inclusive o Tia Elvira. A localização é na avenida em frente à Placa do Fim do Mundo ao lado do Porto- Av. Maipu 349.





A nossa salvação que estava aberto foram o Restaurante Tante Sara na Avenida San Martin com Av. Fadul onde almoçamos e depois um chocolate quente no final da tarde no Restaurante Andino, na mesma San Martin com Av. 25 de mayo. Os dois são muito bons com ambiente acolhedor  e servem desde pratos rápidos, lanches até refeições.

Passeios...
Desta vez não deu tempo de fazer nada do que programamos porque a Lan Chile alterou nosso voo e os dias em Ushuaia foram substituídos por Buenos Aires que já conhecíamos. O site oficial tem todas as informações de passeios pelo Parque Terra del Fuego, o trem do Fim do Mundo, o Museu do Presídio onde tudo começou na cidade, museus, etc. 

O passeio de trem  parte da Estação do fim do mundo com  primeira parada  na Estação Cascada La Macarena, onde os visitantes podem observar a reconstrução da tribo indígena dos Yámanas que habitavam estas terras muitos anos atrás e caminhar até um mirador que oferece a vista do Vale do Rio Pipo e a nascente da cascata La Macarena nas montanhas “Le Maertial”. E a viagem de trem continua pelo bosque sub-antártico e entra no Parque Nacional Terra do Fogo. Mais informações neste site:



O que mais senti não ter feito foi andar na neve com o trenó puxado por cachorros...estava sonhando com este momento. São planos B que acontecem em viagens e aborrecem, mas no final são os momentos que valem a pena e aproveitamos cada segundo que tivemos na cidade. Achamos esta foto na internet e nos identificamos com os pinguins que viram  a diversão passar distante.



Veja mais informações de passeios e o que fazer neste site ofical da Secretaria de Turismo de Ushuaia: http://www.turismoushuaia.com . Outra dica é entrar no google earth para verificar a localização da avenida San Martin, principais pontos e definir o hotel que deseja ficar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário