10/04/2013

Baccarat - da França para o Mundo

 
   

Depois de ver uma rua inteira decorada com Lustres Baccarat em Estrasburgo-França, o ícone de design francês e sinônimo de bom gosto e requinte, precisava escrever  aqui no blog sobre o assunto.Ainda mais que trabalho com luminárias de luxo, um mercado em crescimento apesar do preço porque as pessoas estão cada vez mais apreciando o que o mercado tem de melhor a oferecer. O que seria da Ferrari se não acreditasse no sonho aliado a mais alta tecnologia e, é claro o glamour.





A empresa francesa renomada nos dias atuais e um ícone de design foi fundada com a permissão dada pelo rei Luis XV ao bispo de Metz, monsenhor Louis De Montmorency-Laval, em 1764 ,com nome de Saint-Anne na vila de Baccarat, região de Lorraine. Em 1816 , Aimé-Gabriel d´Artigues, proprietário de uma indústria de vidro e cristal da Bélgica, assume a fábrica  e a transforma em uma fábrica de cristais. 






Em 1824, Baccarat é o primeiro fabricante francês a apresentar lustres de cristais durante a Exposição Nacional de Produtos Industriais Franceses e inovou novamente criando o cristal colorido, em 1839. E sempre acompanhando as evoluções tecnológicas apresenta lustres com mais de cinco metros de altura e líder na iluminação de lustres adaptada à eletricidade. E não pararam mais de surpreender o mercado com novidades, criando frascos de perfume, abrindo lojas em outros países, etc. Produzindo também joías para uma clientela restrita e reservada, lançou em 1931 o primeiro anel da coleção no mercado.






Grandes nomes do designer mundial já assinaram peças Baccarat como o lustre de cristal preto reinterpretado por Philippe Starck e criando a coleção Darkside. E Arik Levy com a coleção fantôme e o candelabro tradicional, entre tantos outros.



Philippe Starck 

Arik Levy 

Philippe Starck 

Arik Levy 

Philippe Starck 

 Jaime Hayon

Mas a inovação passou todas as fronteiras e após ser comprada em 1988 pela Sociedade do Louvre, corporação francesa controlada pelo grupo Taittinger, que atua nos segmentos de hotelaria, perfumaria e bebidas, a Baccarat foi mais além e além de incrementar a fabricação de jóias com pequenas peças, linhas mais modernas e a loja conceito em Paris : a Maison Baccarat , projeto do designer Philiipe Starck. No prédio da Maison funciona também o museu com mais de cinco mil objetos de cristal e um restaurante chamado de “ Cristal Room”, com reservas cheias até seis meses antes. Após a visita é oferecido uma taça de champanhe em cristal Baccarat, lógico. Para quem quiser conhecer a Maison fica na 11, Place des Etats-Units, em Paris.








Em Moscou, Philipe Starck projetou a segunda loja conceito e além das Maison, a Baccarat também possui hotéis resorts ,outros restaurantes e bares. Para comemorar o 250º aniversário a empresa inaugura novas unidades e continua a captar a beleza natural da luz em peças cuidadosamente elaboradas que preenchem os ambientes com calor e brilho. Baccarat mantêm o legado de criador líder mundial de cristais de luxo.



Para quem quiser conhecer um pouco mais : http://www.studiobaccarat.com


Depois de todo este discurso não poderia deixar de mencionar que tenho muito orgulho de colaborar com um cliente em Fortaleza que é Distribuidor Autorizado de Luminárias Baccarat, a Loja Candela. E como também trabalho com luminárias de luxo sempre digo aos meus clientes que as imitações baratas de lustres podem até copiar o design, mas jamais oferecem o mesmo brilho e calor que um material original  oferece a um ambiente. A diferença é a luz, o que sentimos no ambiente e não apenas o que enxergamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário