16/02/2013

Scotch Whisky - Escócia




Viajar para a Escócia e não comentar sobre o seu produto mais famoso é impossível, mesmo não entendendo nada sobre o assunto e não bebendo Whisky, mas aprendemos algumas coisas básicas nesta viagem. Para quem gosta e aprecia, a loja " The Scott Whisky Experience"  ao lado do Castelo na Royal Mille , oferece uma infinidade de maltes e um tour interativo que conta a história, degustação e visita na maior coleção do mundo de Whisky escocês entre outras atividades. http://www.scotchwhiskyexperience.co.uk/



Existem dois tipos de Whisky : Os Single Malt Scoth Wisky que são feitos com um único tipo de malte e produzidos em uma única destilaria e os Blended Scoth Whisky que é uma mistura de vários maltes podendo também misturar as destilarias. O que diferencia o preço também são os anos de maturação, e quanto maior será mais caro ( 12, 15,18,20,25 anos, etc). Para ser considerado um Scoth Whisky, um verdadeiro escocês por lei, a bebida precisa ser destilada e maturada somente na Escócia e com processo de maturação mínimo de 3 anos em casco de carvalho.A forma de escrever a palavra também é regulamentada por lei, e apenas o verdadeiro escocês pode ser chamado de Whisky. Qualquer outra produção da bebida fora da Escócia é escrita de outra maneira como Whiskey, Uisque,Wisky,etc.

Foto que tirei em uma loja na Irlanda - Whiskey

Os mais famosos que conhecemos dentro dos Single Malt, e depois que experimentei soube o que é um verdadeiro sabor de Whisky, foram os :Dalmore e Macallan. Em média custam desde 30 libras os de 10 anos, 40 libras-12 anos, 50 libras-15 anos, 80 libras-18 anos até os mais caros de 21, 25 anos e vintages.



O mais conhecido dentro da categoria dos Blended Scoth Whisky é o  Chivas RegalEm média custam desde 15 libras os de 10 anos, 20 libras-12anos, 50 libras-18 anos até os mais caros de 22 a 25 anos.


A Escócia tem 5 regiões produtoras do Scotch: as Lowland, as Higland, Speyside ( famosa por ter as melhores destilarias e consequentemente os melhores Whiskys escoceses), Islay que são um pouco diferentes e sabor mais defumado, e Island que utilizam outros produtos naturais dando um toque diferente ao sabor.



O Old Pulteney 21 anos foi eleito o melhor Whisky do mundo em 2012. Mas para quem não gosta de Whisky pode apreciar os licores a base da bebida como o mais famoso : O Drambuie.


E não poderia deixar de lembrar do meu pai nesta estória toda porque ele nos ensinou a beber conscientemente desde cedo e apreciava um bom Whisky. E como sempre ele brindava em russo ( não sei se é assim que se escreve) AZARROVIA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário