14/12/2012

A Barcelona de Gaudi - Espanha





Barcelona é a  meca para todos os arquitetos e com algumas das melhores escolas de arte, arquitetura e urbanismo, além de eventos da área. Alguns anos atrás fiquei muito balançada em aceitar uma oportunidade de estágio  no escritório de um importante Light Designer nesta cidade, mas teria que parar a Faculdade,  e devido a mudança de grade das matérias  praticamente iniciar tudo de novo no meu retorno. Com dor no coração optei por me formar e a vida tomou outro rumo com a crise na Europa e as oportunidades no Brasil. 




Teto da Nave Principal
Impossível não perceber a presença da criatividade de Antonio Gaudi , principalmente na obra mais conhecida e visitada, a Sagrada Família, um projeto de 1882 e ainda em construção com previsão de conclusão em 2028. A obra foi  consagrada em 2010 pelo Papa Bento XVI e a nave principal  já é utilizada para serviços religiosos. 








Casa Battló
A Casa Battó e Casa Milá no Passeo de La gracia, são obras que mostram a arquitetura modernista única de Gaudi com mosaicos e formas orgânicos inspiradas no movimento Art Nouveau . No número 43 da avenida fica a Casa Battó, conhecida como Casa dos ossos pela forma dos balcões  e no  número 92, a Casa Milá, conhecida como La Pedrera.


Casa Millá
O Parque Guell   também foi projetado por Gaudi e no interior funciona também a Casa Museu onde ele morou por quase vinte anos. As texturas e cores de diferentes  materiais é uma das principais características do projeto com mistura de estilos que inspiraram o arquiteto. Sempre falo que o trabalho de Gaudi se traduz melhor em imagens do que palavras porque cada um interpreta de diferentes maneiras ,e isto é assunto para críticos que tentam descrever esta genialidade. Na minha opinião, gênio não se traduz,mas se admira.













Nenhum comentário:

Postar um comentário