18/11/2012

Laguna - Brasil



Alguns anos atrás recebi a dica de uma pessoa que já viajou o mundo comentando sobre o lugar mais incrível que já havia conhecido: Farol de Santa Marta no litoral de Santa Catarina. Lógico que na primeira oportunidade conferimos de perto e realmente o lugar é incrível. Partindo de carro  desde Florianópolis em direção ao Sul pela BR 101, chegamos na cidade de Laguna com aproximadamente 120 Km. Do centro atravessamos o Canal da Barra com uma balsa e depois uma estrada  de quase  20 Km. 



A vila onde fica o farol é simples e pode não impressionar a primeira vista, mas o farol  fica a 45 metros acima do nível do mar com uma torre de 29 metros e  uma vista espetacular. Com  alcance de 85 Km é um dos mais potentes do Brasil, construído com pedra, areia, terra e óleo de baleia, em 1891. Projeto de dois franceses : Barnier Bernard e Turenne. A  vista do alto no farol é indescritível porque a posição avançada sobre o mar dá a impressão que estamos no meio do oceano, e é possível enxergar a costa em 360 graus de dunas e praias. 






Laguna também é a cidade onde nasceu Anita Garibaldi, em 1839 e você pode visitar o Museu em sua homenagem no centro histórico ou a sua estátua na Praça República Juliana . Para quem assistiu as aulas de História, Ana Maria de Jesus Ribeiro casou-se com Giuseppe Garibaldi e juntos participaram de batalhas na Revolução Farroupinha. Partiram para a Itália, em 1847, onde também lutaram pelo movimento de unificação. Chamada de “ A heroína dos dois mundos”, a sua casa em Laguna também virou Museu. Anita Garibaldi faleceu na cidade italiana de Ravena, mas está enterrada no Monte Gianícolo, em Roma depois de ter sido enterrada por seis vezes em locais diferentes.

Anita Garibaldi - Laguna

Laguna - Monumento em homenagem Anita Garibaldi

Roma - Monumento em homenagem Anita Garibaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário