15/11/2012

Florianópolis - Brasil



Lagoa da Conceição



Floripa meu amor porque me fazes sorrir...” trecho de uma música quando passava férias com a família em Florianópolis. Sempre alugávamos uma casa em alguma praia ou na Lagoa e eram os melhores dias de nossas férias. Muita diversão, risada, praia e lógico comida feita em casa e preparada por muitas mãos. Meu pai adorava comprar peixe e frutos do mar frescos no mercado e a brincadeira começava desde o aperitivo com  camarão , ostras, mariscos  até um belo peixe assado.

Mas para quem não gosta de cozinhar, Florianópolis é conhecida pela “ Sequência de Camarão” , e muitos restaurantes de praia servem esta especialidade. Na verdade é como um rodízio de camarão variando desde frito, assado, no bafo ( à vapor), no caldo , como molho sobre postas de peixe frito, etc. A maioria dos restaurantes concentra-se na Lagoa da Conceição que também é um dos  pontos de encontro da ilha.

Lagoa da Conceição

Florianópolis é a capital do Estado de Santa Catarina e uma das três ilhas capitais do Brasil (as outras são Vitória e São Luiz). Chamava-se “ Ilha de Santa Catarina” porque foi fundada no dia desta Santa, mas durante a Revolução Federalista, em 1894, o nome foi mudado em homenagem ao Presidente da República Floriano Peixoto. Para os íntimos continua sendo “ Floripa”.

A Ponte Hercílio ligava a ilha ao continente e é o símbolo da cidade, além de marco da engenharia nacional  na sua inauguração em 1926, mas está desativada e uma outra funciona ao lado dela. O centro é o primeiro bairro para quem chega na ilha e não chama muito a atenção de turistas que procuram pelas praias que misturam campo, montanha e dunas.





A praia mais famosa é Jurerê Internacional com a maioria dos hotéis e condomínios de luxo, além de ter a água mais quente do que as outras porque fica voltada para o continente e não para o Oceano Atlântico, fazendo com que se formem verdadeiras piscinas sem ondas e areia macia para caminhadas. Uma das mais animadas é a Joaquina preferida dos surfistas e com dunas de areia, além de Canasvieiras , Praia dos Ingleses entre outras. As praias do Norte e Leste são as mais procuradas por turistas e as Praias do Sul  e Oeste concentram mais vilas de pescadores com belas paisagens. A minha preferida é a Praia Mole.


Jurerê

Campeche

Galheta





Nenhum comentário:

Postar um comentário