21/11/2012

Brasil - Serras Gaúchas



Pista de Esqui Artificial em Garibaldi 

Viajar para as Serras Gaúchas é um contato direto com as tradições de imigrantes italianos e alemães que estão presentes na arquitetura, nos costumes e na culinária. A região inclui várias cidades charmosas como Canela, Gramado, Garibaldi, Caxias do Sul, Canela, Gonçalves e tantas outras para encantar o olhar com belas paisagens de montanha.



Existem pacotes de viagens para estes destinos, mas se preferir  ter mais liberdade pode pegar um avião até Porto Alegre e alugar um carro fazendo paradas interessantes pelo caminho. A cidade de Novo Hamburgo fica a apenas 38 Km de Porto Alegre , e o seu nome é uma referência à cidade de Hamburgo, na Alemanha. A arquitetura de algumas edificações ainda preserva o estilo Enxaimel alemão como a Schmitt-Presser,  que hoje é um museu que conta a história da colonização alemã no Brasil. Mas para as amantes de sapatos como eu não podem deixar de visitar a cidade que se destaca pela produção calçadista com várias lojas e outlets.



Schimitt-Presser


Partindo de Novo Hamburgo a próxima parada é Garibaldi a 80 Km , e por último Bento Gonçalves  com mais 11 Km. Logo na entrada da cidade de Bento Gonçaves uma pipa pórtico enorme e o Posto de Informações Turísticas. Para os amantes de vinho, a cidade de Bento Gonçalves é considerada a capital brasileira da Uva e do vinho. Um passeio inesquecível são as visitas às Vinícolas Aurora e Salton para conhecer o processo de fabricação e uma degustação no final . Informações nos sites: 
http://www.vinicolaaurora.com.br
http://salton.com.br





Outro passeio em bento Gonçalves é o Trem a Vapor com percurso de 23 quilômetros e duração em média de duas horas , passando por várias atrações típicas italianas e gaúchas.



Se desejar um pouco mais de emoção pode continuar o passeio,  partindo de Bento Gonçalves com destino a Caxias do Sul , distante apenas 43 Km e terminando em Gramado com mais 69 Km.  Para conhecer Canela partindo de Gramado são apenas 7 Km. Em Caxias do Sul o  Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado em 1954, durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas, é uma criação do escultor Antonio Carangi. 


Em Gramado acontece o Natal Luz, um grande evento  de Natal  com uma programação que começa em novembro e só termina em janeiro. São várias atividades  como Parada, Desfiles, Shows, queima de fogos, corais e tantas outras que podem ser conferidas no site oficial:

www.natalluzdegramado.com.br








E na cidade de Canela o ponto alto da visita é a Catedral de Pedra Nossa Senhora de Lourdes, construída em estilo gótico inglês e a Cascata no Parque do Caracol.



Em resumo, as serras gaúchas concentra vários lugares do turismo brasileiro  rico em cultura e lazer. No inverno é muito procurado justamente pelo clima europeu e no final de ano pela  festa Natal Luz de Gramado . Nestes meses é preciso reservar com antecedência principalmente para a festa de Gramado onde alguns turistas ficam até hospedados em cidades vizinhas para não perderem o evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário