14/09/2012

Arquitetura de Natal-Brasil

A maioria dos turistas que visitam a cidade de Natal preferem os passeios nas praias para aproveitar o sol que brilha quase o ano inteiro. Mas para quem gosta de arquitetura não pode deixar de conhecer algumas edificações importantes na cidade.
Pòrtico do Sol

Pòrtico Reis Magos

A principal e mais antiga é o Forte dos Reis Magos porque é o marco inicial da cidade, fundada em 25 de dezembro de 1599. O nome foi em função da data de início da construção: 6 de janeiro-Dia de Reis pelo calendário católico. Em formato de uma estrela de cinco pontas tem uma capela ao centro e pode ser visitada  das 8h00 às 16h30 diariamente na Praia do Forte.




Teatro Alberto Maranhão no bairro da Ribeira possui  arquitetura clássica francesa  e  cerâmica belga no revestimento do piso da entrada. Visitas diárias das 9h00 às 17h00.




A Catedral Metropolitana de Natal é um exemplo da arquitetura moderna na cidade, mas quase ninguém sabe que a antiga Catedral de Natal fica na Praça André de Albuquerque no Centro Antigo e foi construída no século XVII.




Catedral de Natal

Antiga Catedral de Natal


A Capitania das Artes  em arquitetura neoclássica é responsável pela gestão da cultura de Natal e anteriormente funcionava a Capitania dos portos. Apenas a fachada original foi mantida e o interior reconstruído para abrigar salas de exposição e auditório.




O Solar Bela Vista fica em frente a Capitania das Artes. É um palacete em estilo neoclássico   com materiais vindos da Europas e  construído por Aurelinao Medeiros, um dos homens mais ricos do Estado na época. Hoje funciona como Centro Cultural.





A construção da Prefeitura de Natal é conhecida como Palácio Felipe Camarão em homenagem ao índio Poti, chefe da tribo dos Potiguares que habitava nas margens do Rio Potengi.



O Museu  Càmara Cascudo é o local onde viveu o historiador potiguar Luis Camara Cascudo e hoje um museu de ciências naturais e antropológicas, além de peças da História de Natal e do Rio Grande do Norte.


Para quem pegar a Via Costeira desde a Praia de Ponta Negra chegará na  famosa Praia dos Artistas,  e um pouco antes na Praia de Areia Preta  fica o Relógio de Sol.




Quase na frente do relogio fica o Farol de Natal, mais mais conhecido como Farol da Mãe Luiza, situa-se no bairro de Mãe Luíza, o qual tem seu nome em homenagem a uma velha parteira que também deu seu nome ao farol.



Normalmente os city tours que operam na cidade fazem  este percurso, mas você pode pegar um mapa da cidade que todo hotel oferece e fazer seu roteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário