15/09/2012

Residência Estudantil em Camerino-Itália


Muitas pessoas escrevem perguntando sobre os alojamentos em Camerino que a escola disponibiliza. A foto acima é a vista do quarto que fiquei na Residência estudantil e espero que as próximas fotos possam ajudar a mostrar um pouco da estrutura.


Esta foto foi tirada na frente da minha residência e neste prédio ficam alguns apartamentos. O meu ficava no térreo e tinha uma pequena saleta, uma cozinha, dois banheiros e 3  quartos com duas cama cada. Os alunos são separados por faixa etária nos apartamentos.




Nas fotos acima um jantar entre amigos na nossa cozinha que era grande com fogão, pia, geladeira , armário e uma televisão, além da mesa. Quando fazíamos estas reuniões era preciso trazer mais cadeiras dos outros apartamentos,  mas isto não era problema porque os jantares eram muito animados e com comida deliciosa que preparávamos em conjunto. A farra começava com a ida ao mercado para comprar os ingredientes e o vinho é claro.



Esta outra foto foi tirada na cozinha de outro apartamento que também era grande para reunir os amigos.



Esta era a minha cama com uma mesinha de cabeceira e uma mesa de estudos. Na outra parede que não aparece na foto tem um armário e um varal  de chão para secar a roupa. O quarto era bem amplo e com calefação. Como eu estudava  com minha companheira de quarto, posicionamos as duas mesas juntas de frente para a janela com aquela vista linda do vale.

A estrutura é simples mas muito acolhedora e a Escola auxilia em tudo o que precisar. No nosso apartamento não havia máquina de lavar roupa, mas usávamos no apartamento vizinho. Quando fui não havia internet ainda nos apartamentos mas agora já tem. ( basta comprar na secretaria da escola com média de 5 euros por 30 horas de conexão)

Espero ter ajudado a mostrar a estrutura para quem ainda tinha alguma dúvida.

UPDATE de 2014: Nesta última viagem fiquei em um apartamento de dois quartos, um banheiro e uma cozinha enorme como mostra as fotos abaixo. Cada aluno tem a chave do seu apartamento e do seu quarto. Nesta viagem dividi o quarto com minha sobrinha e no outro quarto estava uma amiga e uma aluna mexicana. No nosso quarto tínhamos um armário para cada uma, assim como uma mesa de estudo com uma luminária e uma mesinha ao lado da cama. Raramente fazíamos as refeições em casa porque é muito barato comer fora como já escrevi neste post  AQUI, mas quando isto acontecia havia microondas, fogão, geladeira , panelas e utensílios na nossa cozinha.




Com os terremotos ocorridos em 2016 na Itália, a cidade de Camerino ficou bastante danificada e está em trabalhos de recuperação. A Escola Dante Alighieri está com a mesma estrutura e carinho de sempre na cidade de Recanati, muito parecida com Camerico e seu borgo medieval, apenas 10 km das praias de Porto Recanati no Mar Adriático.
Veja mais informações neste post:

3 comentários:

  1. Anônimo25/1/15

    Oi Nídia. Sempre muito boas suas dicas sobre Camerino!
    Pra ficar mais fácil entender me esclareça algumas dúvidas, por favor?

    Você escreveu 'O meu ficava no térreo e tinha uma pequena saleta, uma cozinha, dois banheiros e 3 apartamentos com duas cama cada' Não entendi bem... é um apartamento com 3 quartos e 2 banheiros? Cada dupla tem as chaves do seu próprio quarto? Quando saem para as aulas é possível deixar o quarto trancado? Ou há armário onde seja possível trancar? Digo isso porque penso se é seguro deixar câmera fotográfica ou computador no quarto em um dia que você queira sair sem nada pra bater perna.

    Vi no site da escola que quando há casais é possível pedir pra ficarem hospedados juntos. Você sabe algo sobre isso? Neste caso, deve ser o mesmo tipo de quarto que esse que você compartilhou com uma amiga.

    Agradeço muito a ajuda!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um update neste post para te ajudar com mais fotos e outras informações. Camerino é uma cidade segura e até o momento nunca soube de nada que tenha sumido dos alunos, mas prevenir nunca é demais. Os casais sempre ficam juntos, basta informar na inscrição.

      Excluir
  2. Anônimo27/1/15

    Muito bom. Tudo o que precisava saber.
    Agradeço muito.
    Gisa

    ResponderExcluir