29/07/2012

O que levar quando viajar?



Existem muitos blogs de viagem que comentam sobre como arrumar a mala, dicas, etc. Não queria que este fosse mais um, mas sempre que viajo a trabalho no mês de férias escolares vejo nos aeroportos as mesmas cenas de pessoas com excesso de bagagem, roupas desconfortáveis para viajar, etc. Desta forma, achei melhor deixar registrado algumas dicas para você aproveitar melhor a sua viagem. O bom senso é o primeiro passo levando em consideração o destino, tempo de viagem, tipos de meios de transportes, clima ,etc. Estes são fatores fundamentais para escolher o que levar. O segundo é procurar escolher peças que podem ser facilmente combinadas para não precisar levar muita coisa. Eu detesto carregar muita bagagem quando viajo e procuro escolher uma cor base , geralmente preto, marrom ou marinho. 

 


Outro aspecto importante é escolher tecidos que não amassam e não façam muito volume dentro de uma mala. Os sapatos precisam ser leves, confortáveis e os de sola com borracha são melhores para longas caminhadas. Preste atenção com acessórios porque apesar de serem pequenos podem contribuir com excesso de peso.




Nos aeroportos você passará pelo Raio-X de segurança , os sapatos costumam apitar e você pode precisar retirá-los, portanto evite botas altas e calçados de amarrar porque terá que calçar depois em pé. Diminua os acessórios de metal para não precisar retirar tudo e parar a fila que está atrás de você . Já retire o casaco com antecedência e leve na mão até passar pelo Raio-X. Não existe nada pior do que você estar com pressa de embarcar e precisar ficar esperando alguém na sua frente retirar cinto, casaco, sapato, brinco, etc.

Veja uma listinha básica:
Bolsa de mão -  Passagens, Vouchers, Identidade ou Passaporte e documentação com fácil acesso, Carteira com Porta Moeda,Cartões de Crédito e Débito, Roteiro de Viagem, Óculos de Sol , Grau ou  Lentes, Bloco de anotação e caneta, Lenço Umedecido, Livro ou Revista.

Mala de Mão - É aquela que você pode levar dentro da cabine do avião e precisa estar dentro dos padrões permitidos  (consulte o site da Cia Aérea). Você pode levar nesta mala de mão uma lingerie, íntima, uma ou duas blusas,  necessarie de higiene bucal, maquiagem e alguns remédios caso precise para dor de cabeça, enjôo, dor de estômago, anti-térmico,etc. neste caso, caso sua mala despachada seja extraviada terá à mão o mínimo para esperar sua mala chegar.


E a melhor dica é aproveitar os seus dias de férias para sair da rotina, e se tiver que ficar sem algumas coisas básicas do seu dia-a  dia, que isto não seja o motivo para você não aproveitar da melhor forma possível. E não precisa viajar com seu guarda-roupa nas costas.


2 comentários:

  1. Fernanda Albuquerque3/8/12

    Oi, vendo esse post eu fiquei com uma dúvida. Se eu for com uma bolsa tipo essa, que nós usamos no dia-a-dia:
    http://www.ligadanasdicas.com/wp-content/uploads/2012/02/Bolsa-de-couro-marrom.jpg

    Ela não conta como mala de mão?? Mala de mão é considerada no caso uma bolsa assim? =>>

    http://trends4ladys.files.wordpress.com/2011/02/louis-vuitton-monogram-canvas-keepall-with-shoulder-strap8.jpg

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, Dentro do avião você pode levar uma mala pequena de mão e até maior do que o segundo link que você indicou e a sua bolsa como no primeiro link. Uma bolsa, um casaco e um guarda-chuva , além de uma mala de mão dentro das medidas e Kg permitidos são considerados como bagagem de mão. Confirme no site da cia aérea.
    Recomendo levar malas com rodinhas mesmo como bagagem de mçao porque os aeroportos são grandes e ficar carregando peso pode acabar com a sua coluna.

    ResponderExcluir