15/07/2012

Doces de Pelotas - RS - Brasil




Ninho


Minha companheira de quarto na residência estudantil da Itália era uma brasileira de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Foi com ela que aprendi sobre os famosos doces pelotenses de origem portuguesa e a Fenadoce - a feira Nacional de Doces que acontece na cidade.Não conheço Pelotas, mas na semana passada estive novamente a trabalho em Porto Alegre , e ao lado do meu hotel havia uma loja de “Doces Pelotenses”. É lógico que precisava experimentar para contar por aqui,  e só posso dizer uma coisa: nunca comi nada mais gostoso.

Amante do Porto

Fatia de Braga

Fios de Ovos

Segundo a minha amiga Simone, a tradição dos doces teve origem nas receitas portuguesas e nos conventos que utilizavam a clara dos ovos para engomar as roupas e como purificador na fabricação de vinho branco. As gemas que sobravam tornaram-se a base para os doces artesanais considerados Patrimônio Cultural do Estado.

Papo de Anjo

Fios de Ovos Glaceado


Trouxinha

Fiquei feliz de conhecer os famosos doces e saber que podem ser encontrados também em Porto Alegre. O meu preferido foi o Pastel de Santa Clara porque já havia experimentado na versão portuguesa, mas este que tem o formato de um envelope tem a massa mais macia e o recheio muito mais saboroso.


Pastel de Santa Clara



Nenhum comentário:

Postar um comentário