09/06/2012

Bairro da Liberdade em São Paulo-Brasil




Os imigrantes têm papel muito importante na história da cidade de São Paulo, e o Bairro da Liberdade desenvolve-se como reduto de japoneses, mas hoje abriga também chineses e coreanos.



Em qualquer dia você poderá caminhar pelas principais ruas com decoração típica e milhares de lojas com artigos orientais. Aos finais de Semana acontece a feira com barracas de artesanto e comidas típicas de rua como o famoso tempúrá, mas se preferir conhecer a verdadeira comida chinesa, o Restaurante Chi Fu na Praça Carlos Gomes é o mais recomendado. Considerado pela colônia oriental como o melhor da cidade, apresenta a verdadeira gastronomia do cantão e não aqueles pratos da cozinha chinesa express que você encontra em shoppings. Experimente o Pato de Pequim,  garanto que não vai se arrepender, mas tudo lá é muito bom, bem servido e com preços acessíveis.











Tenho uma pequena participação ou grande nas novas instalações do Restaurante Chi Fu......ainda não sei. Em 2008 conheci o restaurante nas antigas instalações e me contrataram para fazer o Projeto do novo na Praça Carlos Gomes. Junto com dois engenheiros visitamos a obra com os salões em situação precária e um mezanino de madeira desmoronando. O projeto incluia reformar todo o prédio com um andar para depósito, outro para cozinha, o salão do restaurante com mezanino, um andar com salas privadas de refeição que é um costume oriental, e os outros andares para os apartamentos para as famílias. Foi um projeto muito dificil porque eles não entendiam que teriamos que cumprir as exigências da lei como banheiro para deficiente e outras disposições do corpo de bombeiro, mas o projeto saiu. Sem contar que eles não falavam português e tinhamos um interprete o tempo todo. Foi o projeto mais bonito que desenvolvi porque sabia da sua importância como referência em comida chinesa na cidade de São Paulo, mas ao mesmo tempo frustante porque não consegui executar como planejado. Eles mudavam por conta e quando chegavamos na obra já estava tudo diferente.Os acabamentos e iluminação vieram da China.





Passear no Bairro da Liberdade é imperdível na cidade de São Paulo e você poderá ver que até mesmo o Mc Donalds e o Bradesco, entre outros, acabaram personalizando suas fachadas para ficar em harmonia com a Arquitetura local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário